Podcast do programa Oxigênio traz conceitos, fatos e muita ciência sobre bem-estar animal

Por
em Dicas

Afinal, o que é bem-estar animal? Esse é o nome do episódio do Oxigênio, podcast do Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo) – Unicamp, que mergulha na ciência por trás do bem-estar animal. Apresentado pelos jornalistas Caroline Marques Maia e Vinícius Nunes Alves, alunos do curso de Jornalismo Científico da Unicamp, o episódio procura mostrar o que realmente significa bem-estar animal e quais são os diversos aspectos que devem ser considerados para melhorar a qualidade de vida dos animais, sem deixar de lado fatos históricos e conceitos importantes para entender tudo isso.

Para desvendar essas questões, os jornalistas entrevistaram especialistas da área, como o médico veterinário e docente da Unesp Stelio Luna, a zootecnista e doutoranda em Zootecnia Marina da Luz, o médico veterinário e doutorando em Biotecnologia Animal Pedro Trindade e a psicóloga e adestradora Marina Bastos.

O programa, publicado no podcast Oxigênio e divulgado também na rádio Unicamp da região de Campinas, foi estruturado por Caroline Marques Maia e editado por Gustavo Campos e Octávio Augusto, da Rádio e TV Unicamp. O roteiro contou com a supervisão de Simone Figueiredo do Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo) da Unicamp, que coordena o podcast Oxigênio.

A produção foi apoiada pela Fapesp e faz parte da divulgação científica do projeto ‘Dor e qualidade de vida em animais’, que é desenvolvido pelo grupo de pesquisas coordenado pelo professor Stelio Luna na Unesp em Botucatu (SP).

Confira o podcast na íntegra clicando aqui.

Carol é bióloga, mestre e doutora em Zoologia pela Unesp e especialista em Jornalismo Científico pelo Labjor da Unicamp. Faz parte da equipe FishEthoGroup (FEG) de cientistas internacionais, desenvolvendo perfis de comportamento e bem-estar de espécies de peixes criadas em cativeiro, participando de pesquisas e fazendo divulgação científica, além de ser colaboradora no Instituto GilsonVolpato de Educação Científica - IGVEC. Em 2016 criou o blog ConsCIÊNCIA Animal para divulgar comportamento e bem-estar animal para as pessoas em geral, que comanda até hoje. Tem publicado diversos materiais jornalísticos em veículos como ComCiência, Observatório da Imprensa e Ciência na Rua. Ama animais e o meio ambiente, gosta de pintar e adora assistir um bom filme ou série.