5 dicas para facilitar a hora do banho para você e para o seu cachorro

Por Redação Amo Meu PET
em Dicas

Muitos cães adoram nadar e brincar na água, mas às vezes um banho parece o fim do mundo. Lembre-se: um banho é ideia sua e, em função da nossa mentalidade humana orientada a objetivos, nós costumamos fazer uma tarefa pensando simplesmente em completá-la da forma mais eficiente possível. Isso é uma coisa que os cães não compartilham conosco e nem mesmo entendem.

Pense na vida da forma que um cachorro pensa. Quando você leva ele brincar num parque ou em uma praça, ou em algum lugar em que ele pode brincar na água, em um momento de lazer, você está despreocupado e relaxado, sem pressa. Mas talvez quando você está dando um banho nele, você pode estar com pressa ou atento a bagunça que está sendo feita. Talvez você esteja somente um pouco mais focado, e seu cachorro pode perceber isso.

Você pode melhorar isso com um pouquinho de trabalho extra, mesmo se você não puder modificar seu estilo de vida “ultra focado”. Aqui estão algumas dicas para melhorar a experiência:

  1. Tente reservar um momento para o banho em que você esteja mais relaxado e possa ser mais permissivo.
  2. Transforme o local do banho num lugar legal. Por exemplo, se o seu cachorro começa a lutar no momento que você o o coloca no local, dê uns petiscos para que ele comece a associar o local com coisas boas.
  3. Não espere conseguir um cachorro limpo na primeira vez. Se em qualquer momento o seu cachorro tentar resistir, você precisa dar um passo atrás, até onde ele estava confortável. Você pega a toalha, dá um agrado. Você faz ele ir até o banheiro, agrado. Então você o leva para perto do chuveiro ou da banheira ele pula fora. Você volta para fora do banheiro e vira em direção à banheira/chuveiro, começando de novo. Agora, antes que ele possa pensar em resistir, você dá um agrado. Mesmo que você não chegue ao banho no dia, você terminou em um ponto do qual você pode começar da próxima vez, com ele tranquilo, colaborando.
  4. Nunca perca a paciência com ele. Se você sentir que está se frustrando, pare. Volte para o último passo em que ele fez o que você queria e repita aquele passo recompensando-o. Depois pare para tentar de novo somente num outro dia.
  5. Encontre recompensas de alto valor que ele só ganhará quando você estiver esperando muito dele. Isso o motivará. Podem ser pequenos pedaçaos de franco ou bacon, por exemplo. Isso não pode ser parte significante da dieta dele, apenas pequenos pedaços para recompensá-lo quando ele merece.
A passos de bebê, isso pode levar semanas. Mas um treinamento paciente é um investimento na felicidade do seu bichinho… e na sua!

Essas dicas foram úteis? Deixe seu comentário ou conte-nos no Facebook! Compartilhe com os seus amigos que podem ter uma hora mais fácil com seus bichanos no banho!

Redação Amo Meu PET