9 dicas para manter seu gato feliz dentro de casa

Por Redação Amo Meu PET
em Dicas

Está frio ou chovendo lá fora? Ajude seu gatinho a descobrir as maravilhas de dentro de casa!

A obrigatoriedade de passeios fora de casa para a felicidade felina é um mito. Brincar regularmente com o seu gato e provê-lo com brinquedos recreativos pode satisfazer seus instintos de caça, mantê-lo estimulado e proporcionar o exercício de que ele precisa para ser saudável e feliz. Isso também mantém a vida “selvagem” da vizinhança em segurança! =P

Aqui estão algumas dicas para tornar o seu lar um lugar interessante e amigável que satisfaça as necessidades do seu gatinho.

1. Comece cedo

Filhotes que são mantidos em casa normalmente não se importam de ficar nela conforme crescem.

2. Boas cercas = Gatos felizes

Providencie um espaço para ele aproveitar o ar livre com segurança. Uma sacada, laje, ou um espaço cercado no seu quintal servem. Certifique-se de deixar esse espaço “a prova de gato”, conferindo se há “pontos de fuga”, plantas tóxicas, produtos químicos ou outros objetos perigosos ao seu alcance.

3. Tente passear de vez em quando

Se você vive numa vizinhança pacífica, na qual você pode andar sem encontrar cães soltos, considere comprar uma coleira e treiná-lo para andar com ela. Isso toma tempo e paciência, de você e do gato, e é mais fácil quando ele é novinho. Alguns gatos podem até mesmo ser presos com a coleira a objetos fixos (como árvores ou postes) enquanto você cuida dos seus afazeres, mas nunca o deixe sozinho enquanto ele estiver preso.

4. Passando o tempo

Instale um poleiro acolchoado perto de alguma janela ensolarada. Você pode encontrá-los em qualquer loja de artigos para PETs. Outra opção é um gabinete que se acopla à uma janela (como um aparelho de ar-condicionado) e serve como um lugar seguro para o seu gatinho passar o tempo. Há poleiros maiores que podem ser afixados às paredes de casas ou apartamentos.

5. Aproveite o espaço vertical

Compre ou faça você mesmo um arranhador/Árvore de Gato. Ele pode ser pequena ou se alongar do chão ao teto. Ela dá boas oportunidade de escalada e cria mais espaços de brincadeira e descanso, tirando proveito do espaço vertical. Se for possível, coloque-a perto de uma janela para que os eu gato possa assistir a movimentação lá fora.

6. Hora da brincadeira

Brinque com ele todos os dias. Tente diferentes tipos de brinquedos que o permitam espreitar, perseguir, atacar e chutar. Quando ele estiver cansado, guardo os brinquedos que podem machucá-lo (como aqueles com barbantes). Quando você não puder supervisionar, deixe com ele “brinquedos” como sacos plásticos e caixas de papelão. Certifique-se de alternar os brinquedos de tempos em tempos para ele continuar estimulado com os brinquedos “novos”.

7. Traga o mundo exterior para dentro

Tenha erva de gato em alguns pontos para ele “roçar”.

8. Casa limpa

Gatos podem ser malucos por limpeza. Portanto, limpe a caixa de areia com frequência.

9. Identificação, por favor

Mesmo dentro de case, seu gato deve usar uma etiqueta de identificação. Uma ocasional abertura de porta ou janela é pode ser uma oportunidade tentadora para ele. Ele também pode se assustar com visitas e dar um jeito de “cair fora”. A identificação pode ajudar alguém a conseguir devolver o seu bichano.

Redação Amo Meu PET