Em São Paulo, voluntárias mostram a reação de cães vira-latas ao saberem que foram adotados
Por Ana Carolina Câmara em CãesSábado é dia de amor na Praça Benedito Calixto! Das 11h às 18h, o grupo @tempolares realiza uma feira de adoção cheia de pets esperando por um lar, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.
O projeto trabalha com adoções responsáveis e cobra uma taxa simbólica, que é usada para manter as atividades do grupo, como a compra de ração, realização de castrações, vermifugações e outros cuidados essenciais com os pets.
Mas não só isso.
Segundo o projeto, a taxa também funciona como uma forma de evitar adoções impulsivas, ajudando a garantir que quem adota esteja realmente comprometido com a responsabilidade de cuidar de um animal.
"A grande diferença é que essas taxas não são abusivas e não visam ao lucro, como acontece em canis. Elas apenas tornam possíveis os resgates", esclareceu o abrigo.
O trabalho é árduo, mas também gratificante!
Há dias de frustração, quando nenhum animal é adotado e muitos voltam para o lar temporário sem sequer terem sido notados. Mas também há dias felizes, que renovam as esperanças.
No dia 22 de junho, o perfil do projeto no TikTok, criado para incentivar a adoção, compartilhou um desses momentos que aquecem o coração e mostram que todo esforço vale a pena.
"Os cachorros escolhem o dono, não o dono que escolhe o cachorro. Adote e apoie feiras responsáveis", diz a legenda.
No vídeo, cães de diferentes tamanhos e pelagens aparecem sorrindo, como se soubessem que finalmente estavam a caminho de um lar cheio de amor e segurança.
A publicação ultrapassou 2,2 milhões de visualizações e reuniu milhares de comentários emocionados.
"Olha a quantidade de amor que eles transbordam... e ainda tem gente que prefere comprar animais", escreveu um internauta.
"Pra mim, parece que eles sorriem com os olhos", comentou outra pessoa.
Assista:
Lindo demais!
Nem tudo são flores...
Infelizmente, nem todo sábado o amor flui como se espera. Muitas vezes, os cães passam o dia inteiro aguardando por uma chance e voltam para o lar temporário sem serem adotados.
O projeto chegou a fazer um desabafo nas redes sociais sobre a falta de interesse, especialmente em relação aos cães de pelagem preta.
"As pessoas têm a coragem de ter preconceito com um serzinho desses, que no fim só quer dar amor como qualquer outro… É cada coisa que eu escuto", disse um dos voluntários do grupo.
E assim, pedindo “justiça pros pretinhos”, um vídeo com filhotes de pelagem preta foi publicado para mostrar o quanto eles também são dóceis, brincalhões e merecem uma chance de serem amados como qualquer outro cão.
Confira:
Tem como não amar essas fofurinhas?
Se você é de São Paulo e sentiu vontade de conhecer de perto esse trabalho tão bonito, já sabe: todo sábado, das 11h às 18h, tem feira de adoção na Praça Benedito Calixto, em Pinheiros.
Vai lá conhecer e, quem sabe, encontrar um novo melhor amigo!
Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.
Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.
Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.
Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.