Vídeo: Gata abraça filhote órfão e o adota para criá-lo junto com seus outros 5 filhotes

Após ser apresentada a um gatinho solitário, a gata Bib resolve adotá-lo como seu filho

Por
em Gatos

Uma ONG de Ontário, no Canadá, chamada Dorset Rescue Kittens, resgatou um filhote de gato após a mãe felina adoecer e parar de cuidar da ninhada.

Apesar de todo o esforço da equipe em mantê-los saudáveis, Plutão foi o único que sobreviveu a falta da mãezinha.

"Ele foi receoso quando o pegamos. Ele não tinha se alimentado de sua mãe em pelo menos 24 horas, provavelmente mais", disse Cailey Seymour, o fundador do Dorset Rescue Kittens, em entrevista ao site Love Meow. "Ele teve que ser colocado em uma incubadora com suporte de oxigênio e lentamente reaquecido e reidratado antes que pudéssemos alimentá-lo com qualquer coisa", continua.

Após passar a noite sendo alimentado a cada hora, o filhote finalmente apresentou melhoras e começou a recuperar as forças.

“Nós não sabíamos se ele iria sobreviver e estávamos nos preparando para o pior, considerando que nenhum de seus irmãos sobreviveu”, explicou Cailey. "Demorou cerca de cinco dias até que sentíssemos que ele estava no caminho da recuperação. Ele começou a ganhar peso e a comer muito bem."

Após essa melhora, Plutão começou a despertar os sentidos e a ficar mais animado querendo brincar. Contudo, toda a atenção que recebia ainda era pouco para que pudesse ter um desenvolvimento adequado. O gatinho sentia muita necessidade e falta de ter uma mãe e irmãozinhos.

Mas tudo mudou depois de uma semana, quando seis novos hóspedes chegaram à ONG (uma gata adulta de um ano chamada Bib e seus cinco filhotes de três semanas).

A mãezinha e a ninhada foram colocadas aos cuidados de Cailey após serem resgatadas ao ar livre. E o melhor de tudo: os filhotes tinham quase a mesma idade que Plutão e todos com a mesma pelagem negra.

"Quando pegamos mamãe Bib, eu sabia que seria uma boa jogada ver se ela aceitaria Plutão", disse Cailey.

Depois de se sentir segura e confortável no novo ambiente, Bib resolveu sair para conhecer o novo lar e não demorou a pegar confiança com os cuidadores e outros animais de estimação.

Quando Cailey sentiu que Bib estava pronta, envolveu Plutão ainda pequenino em um cobertor e apresentou-o para a gata adulta, enquanto esperava apreensivo pela sua resposta. Sem pensar duas vezes, Bib se aproximou até o filhotinho órfão e o incluiu em sua família.

"Ela nem mesmo duvidou. Ela começou a escová-lo e acariciá-lo em direção aos seus próprios bebês como se soubesse que ele precisava dela. Ela o aceitou tanto que isso me fez chorar", relembrou Cailey ao Love Meow.

Plutão imediatamente se aconchegou na nova mãe e deitou-se agradecido em seus braços.

“Colocamos ele junto com os outros bebês para que ele ficasse aquecido e possa brincar com eles. Ainda estamos complementando ele com substitutos do leite de gatinho porque é isso que ele está acostumado, mas é tão lindo vê-lo com uma família."

Plutão ainda é alimentado por mamadeira, mas isso não substitui o que ele mais gosta: ficar juntinho de seus irmãos e sua mãe amorosa.

Bib nunca hesitou em dar atenção ao filhote quando o conheceu e hoje segue dando aconchego e amor a Plutão, mais do que com seus próprios gatinhos.

"Ela geralmente o abraça enquanto seus bebês amamentam", Cailey compartilhou.

“Nada se compara ao cuidado que uma mamãe gata pode oferecer ou à socialização que um gatinho recebe quando criado com irmãos gatinhos”,disse Cailey.

"Plutão já está brincando com eles e conversando com mamãe como se a conhecesse a vida inteira."

"Continuaremos a alimentar Plutão com mamadeira conforme necessário e ficar de olho nele, mas, por enquanto, posso guardar suas chupetas e a almofada térmica, porque ele teve o privilégio de abraços de mamãe e de gatinhos."

Que fofura, né? Confira abaixo o vídeo dessa história. Da vontade de ficar assistindo o dia inteiro!

Assista também:

Cães e gatos agindo como humanos

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.