sarna de cachorro pega em humano?

Sarna é uma doença parasitária, causada por diferentes tipos de ácaros. Mas será que a sarna canina é transmitida para os humanos? 

Os tipos mais comuns da doença, são: 

Sarna Sarcóptica (o tipo mais comum de sarna) e Sarna Demodécica (também conhecida como sarna vermelha ou demodex).

A sarna sarcóptica é causada por ácaros localizados nos folículos capilares. O parasita se “enterra” para depositar seus ovos, e vai até a superfície para se alimentar da pele.

Sarna sarcóptica

De acordo com veterinários da PetMD, a sarna sarcóptica pode ser uma doença extremamente debilitante e às vezes até fatal. 

É grave?

A sarna sarcóptica é causada pelo Sarcoptes scabiei. Este parasita é facilmente transmitido entre animais e também pode passar para humanos. 

Passa para humanos?

A sarna canina é diferente da sarna humana. Embora os animais infectados possam transmitir para pessoas, esses ácaros não são capazes de completar o seu ciclo de vida e acabam morrendo.

Porém

O parasita é transmitido pelo contato com um animal ou humano infectado. Esses ácaros também são encontrados em áreas frequentadas por infectados.

Transmissão

Esses ácaros requerem um hospedeiro para se alimentar e não sobrevivem no ambiente por longos períodos de tempo. Porém, podem ser infecciosos no ambiente por até 36 horas. 

Ambiente

Segundo a dermatologista Bruna Fanton, ao R7, a sarna humana, também chamada de escabiose, é causada por outra variedade do parasita: Sarcoptes scabiei var. hominis.

Sarna humana

Segundo ela, esse é um ácaro específico, que é transmitido apenas de humano para humano. Animais não transmitem essa variedade do parasita. 

Conforme informações dos especialistas do AKC, o parasita que causa esse tipo de sarna já está naturalmente presente na flora cutânea dos cães. 

Sarna Demodécica

Geralmente inofensiva, a Sarna Demodécica não é contagiosa e é transmitida da mãe para os filhotes. 

Porém, em um cachorro com o sistema imunológico enfraquecido, esses ácaros acabam crescendo descontroladamente, causando os sintomas característicos. 

Gostou do conteúdo?
Confira mais curiosidades e notícias fofas e engraçadas sobre os bichinhos.

MAIS SOBRE PETS

CLIQUE AQUI