a cor da pelagem interfere na personalidade dos gatos?
Não existem evidências científicas de que a cor do gato interfere na personalidade. Porém, a cor do pelo pode revelar outros aspectos.
gatos
Os tutores de gatos laranja costumam dizer que esses são os mais atentados e ‘apocalipticos’. Porém, muitos também afirmam que eles são dengosos e preguiçosos.
Os gatos pretos têm a fama de serem tímidos, calmos e carentes. Mas também existem muitos que são cheios de energia.
A personalidade de um gato é definida por inúmeros aspectos: idade, como ele foi criado, onde ele foi criado, com quem ele convive, com que idade se separou da mãe, etc.
Entretanto, a coloração da pelagem não influencia em sua personalidade. Já as raças, assim como nos cães, podem ditar as tendências de comportamento.
Um gato da raça American Shorthair, por exemplo, tem a tendência de ser paciente e calmo. Curiosamente, essa raça se apresenta em várias cores.
Já o gato da raça Maine Coon tem a tendência de ser brincalhão. Esse é um gato energético, divertido e também pode ser encontrado em diversas cores.
Somente a cor de um gato não revela a personalidade. Porém, em alguns casos, como nessa foto, a cor pode mostrar se o gato é macho (esquerda) ou fêmea (direita).
o que a cor revela?
As fêmeas possuem dois cromossomos Xs, enquanto os machos, X e Y. A cor preta e a cor laranja estão no cromossomo X.
Vamos imaginar que na “fábrica de gatinhos”, todos são brancos. O gato macho (XY) só pode escolher um dos Xs: ou ele pega o “X preto” ou ele pega o “X laranja”.
Por isso, somente as fêmeas (XX) podem ser tricolores (branco, laranja e preto). Para um macho ser tricolor, ele precisa ter uma mutação (XXY).
Os machos também têm uma cor exclusiva: o laranja. Apenas 20% das fêmeas apresentam essa cor pois, para nascer laranja, a gata precisa receber o “X laranja” do pai e da mãe (o que é difícil).
Confira mais dicas, curiosidades e notícias fofas e engraçadas sobre os pets!