Pássaro preto é visto em cima de antena - tinha algo errado acontecendo
Por Ana Carolina Câmara em Mundo AnimalÉ comum vermos aves sobrevoando as casas, especialmente ao amanhecer e no fim da tarde, né?
Isso porque muitos pássaros usam os telhados como pontos de observação, descanso ou até mesmo como locais para construir ninhos, aproveitando a segurança e a altura das construções.
Contudo, no País de Gales, um corvo acabou calculando mal seu voo e ficou preso na antena de televisão do telhado da casa de um homem.
Ao vê-lo, o morador logo percebeu que a ave estava em apuros, incapaz de se soltar sozinha — e decidiu agir.
O resgate
A ave ficou presa porque uma de suas pernas se enroscou em um saco plástico pendurado na antena.
Ao que tudo indica, a embalagem foi levada pelo vento até ali — uma prova de como nossas ações, mesmo as mais simples, podem ter consequências sérias para a vida selvagem.
O homem acionou os socorristas, e Ellie West, da RSPCA do Reino Unido, junto com o Corpo de Bombeiros e Resgate do MAWW, chegou rapidamente para libertar o animal.
Ao chegar ao local, a equipe se deparou com uma ave completamente enroscada e visivelmente em sofrimento, lutando para se libertar sem sucesso.
Eles precisavam agir rapidamente, então bolaram um plano para alcançar a antena com segurança e libertar a ave sem causar mais ferimentos.
Foi então que o Corpo de Bombeiros entrou em ação.
Com a ajuda de um elevador especializado, os agentes conseguiram alcançar a antena, retirar o corvo com cuidado e trazê-lo em segurança para o solo.
Diante do caso e de outros resgates semelhantes, a RSPCA reforçou o alerta sobre os riscos do descarte incorreto de lixo para a vida selvagem.
Alívio
Todos ficaram aliviados quando a ave foi finalmente libertada e pôde ser avaliada com segurança.
“Sua perna esquerda tinha um ferimento, mas felizmente ele estava em boas condições físicas e ativo, apesar do sofrimento”, disse Ellie em um comunicado a imprensa.
A perna da ave foi enfaixada, ela recebeu cuidados veterinários e foi reidratada para se recuperar do estresse e da exaustão.
“O ferimento do corvo sarou durante a noite, e ele voou bem em um voo de teste”, disse Ellie.
A vontade de voltar à natureza era tanta que, sendo ainda um filhote e com os pais observando de perto durante o resgate, o corvo já estava pronto para ser reintegrado ao ambiente natural no dia seguinte.
“Quando ele foi solto, eles [pais] vieram vê-lo e voaram juntos, o que foi lindo de ver", finalizou Ellie.
Que bom que essa história teve um final feliz, né?
E você, já teve a oportunidade de ajudar um animalzinho em apuros?
Conta pra gente nos comentários — sua história também pode inspirar outras pessoas a fazerem o bem!
Importância do descarte correto do lixo
O descarte inadequado de lixo, especialmente de plásticos, representa uma ameaça significativa à vida selvagem.
Segundo o WWF, anualmente, estima-se que mais de 1 milhão de aves marinhas e 100 mil mamíferos marinhos morram devido à ingestão ou emaranhamento em resíduos plásticos .
Esses materiais podem causar obstruções digestivas, ferimentos graves e até a morte dos animais.
Além disso, o acúmulo de resíduos contribui para a degradação dos habitats naturais, afetando diretamente a biodiversidade.
Práticas simples, como reciclar, reduzir o uso de descartáveis e descartar corretamente os resíduos, são essenciais para preservar os ecossistemas e proteger a fauna silvestre.
Veja também:
Mãe recebe ligação urgente após filho levar 'aluno surpresa' para a escola
Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube