Logomarca Amo Meu Pet

Ninguém queria adotar gata 'difícil' até que moça prova que seu jeito rabugento era só fachada

Por
em Gatos

Com cara de poucos amigos e fama de ser “difícil”, a gatinha Barbara foi considerada 'inadotável' por um abrigo dos Estados Unidos.

Depois de perder seu tutor, com quem viveu por mais de uma década, ela não só teve que encarar o luto, como também foi obrigada a lidar com uma das coisas que gatos mais odeiam: mudanças drásticas.

Dias difíceis

Barbara foi encontrada dias depois do falecimento do tutor, ainda ao lado dele, fiel até o fim.

Eles eram inseparáveis. Segundo relatos de colegas de trabalho do homem, ele tinha fotos da gata espalhadas pela casa e era completamente apaixonado por ela.

Após o resgate, a família não conseguiu lidar com o comportamento arisco da gatinha e decidiu levá-la para o abrigo.

Foi lá que ela ganhou o selo de “inadotável” por ser agressiva e nada sociável, a ponto de ser colocada na lista da eutanásia.

Mas sua sorte mudou quando a ativista Beth Stern soube da história e resolveu incluí-la em seu programa de lares temporários.

Foi então que Barbara cruzou o caminho de Sarah, uma jovem que jamais imaginava o impacto que aquela gata “ranzinza” teria em sua vida.

“Eu me candidatei a adotá-la, e ela foi trazida para minha casa pelo grupo de resgate. Mas foi um desafio para o qual eu não estava preparada”, contou Sarah em entrevista ao canal GeoBeats Animals.

Logo que chegou, Barbara se escondeu dentro do assoalho do armário e passou cerca de uma semana sem sequer querer ver a nova tutora.

Ela só saía à noite para comer e usar a caixa de areia. Durante o dia, o que se via era apenas uma gata ausente e defensiva — ou, às vezes, bem agressiva.

“Demorou cerca de um mês para que eu pudesse tocá-la. Tive que passar por muitas fases em que ela tentava me atacar e me perseguir pelo quarto. Nós duas tínhamos medo uma da outra. Eu usava botas até o joelho para proteger minhas pernas”, relembra.

Esse comportamento de Barbara é totalmente compreensível, já que os gatos não lidam bem com mudanças.

Segundo o Catster, o mundo dos gatos precisa ser previsível para que eles se sintam seguros.

Alguns felinos podem ficar ansiosos só pelo tutor trocar um móvel de lugar.

Agora, imagine mudanças drásticas, como perder o humano favorito, mudar de casa e conviver com estranhos. Isso é literalmente visto como ameaça à sobrevivência.

Enquanto cães tendem a se adaptar com mais facilidade, os gatos se retraem, se escondem e podem até mudar completamente de comportamento.

No caso de Barbara, por trás da fachada de felina rabugenta, havia uma gata em luto, assustada e sem entender por que seu mundo virou de cabeça para baixo de repente.

Felizmente, apesar das dificuldades, Sarah nunca pensou em desistir. E sua paciência foi recompensada.

Recomeço

Semanas depois da chegada de Barbara, era por volta das três da manhã quando Sarah acordou com a gata deitada no seu pescoço, ronronando baixinho.

“A partir daquele momento, o resto é história. Ela se tornou quase sufocamente carinhosa. Me segue por toda parte, senta comigo quando estou trabalhando... e se eu estiver no celular, ela tenta me fazer largar o aparelho.”

Hoje, Barbara é uma parceira inseparável na rotina de Sarah, que também atua no resgate de animais.

Mas, apesar de estar mais relaxada, Barbara continua sendo do tipo que escolhe uma pessoa para amar. E essa pessoa é, sem dúvida, Sarah.

Bastou ela dar tempo, espaço e amor para que Barbara finalmente mostrasse sua verdadeira natureza.

“Ela é um ser incrível, amoroso e vulnerável em minha vida. Não consigo mais me lembrar de como é não tê-la por perto. Ela é meu grude.”

Veja o vídeo da história de Barbara:

Veja também:

Golden de 4 anos alerta tutor e ajuda a salvar criança perdida nos EUA

Redatora.