Logomarca Amo Meu Pet

Durante 45 minutos, cachorro luta com 5 coiotes famintos para defender seu bairro; câmera registra momento

Por
em Notícias

Um cão de rua com apenas um ano protagonizou uma cena impressionante ao enfrentar sozinho uma matilha de cinco coiotes famintos no quintal de uma residência em Brea, Califórnia, nos Estados Unidos.

As imagens da câmera de segurança, registradas nas primeiras horas do dia 6 de maio, mostram o cachorro reagindo de forma corajosa ao ataque dos animais selvagens, defendendo o local durante 45 minutos até os coiotes recuarem.

A cena, que rapidamente viralizou nas redes sociais, chamou a atenção não apenas pela bravura do cão, mas também por evidenciar a necessidade de cuidados com animais domésticos em áreas de possível presença de vida selvagem.

Duke como foi batizado posteriormente, foi resgatado dois dias após o confronto, ainda vagando pelas ruas da vizinhança, e levado ao abrigo OC Animal Care, no condado de Orange.

No abrigo, o cão que é uma mistura de pastor alemão com labrador demonstrou ser amigável, saudável e muito sociável, segundo os responsáveis pelo centro de cuidados.

Ele foi descrito como um animal tímido no início, mas que se transforma quando está em contato com outros cães: adora brincar, mergulhar em piscinas infantis, correr em círculos (os famosos zoomies) e receber petiscos.

Imagens compartilhadas pelo abrigo mostram Duke em momentos de lazer, bem diferente do vídeo tenso que o tornou conhecido.

Melissa Shatynski, dona da casa onde aconteceu o ataque, relatou ao jornal local KTLA que o cão parecia saber exatamente como agir diante do perigo:

“Ele sabia como se proteger, lutar e se posicionar estrategicamente. Foi inacreditável”.

Ainda de acordo com o KTLA, especialistas explicam que o episódio também foi um exemplo raro de comunicação animal.

Rebecca Dmytryk, especialista em vida selvagem e diretora do Humane Wildlife Control, afirmou que o vídeo é uma aula sobre a linguagem corporal dos cães e coiotes.

Segundo ela, Duke demonstrou sinais de submissão e respeito, como encolher o rabo e sentar-se, o que contribuiu para que os coiotes não levassem o confronto adiante.

Confira o vídeo do conflito:

"Eles estavam apenas protegendo território ou filhotes, algo comum nessa época de reprodução, de março a maio", explicou.

A história teve um final feliz: após receber cuidados e treinamento no abrigo, Duke foi adotado por uma família amorosa. Em 22 de maio, o OC Animal Care compartilhou no Instagram o momento em que Duke conheceu seus novos tutores.

“Agora ele vai passar seus dias com sua mãe, pai e duas irmãs peludas. Estamos muito felizes por ele!”, escreveu o abrigo.

Assista abaixo a adoção de Duke:

O registro do conflito de Duke com os animais selvagens serve como alerta sobre a importância de proteger nossos animais de estimação, os cães não são ‘guardas’ ou ‘segurança’ de residências, eles precisam de amor e de um lar onde possam viver em segurança.

Jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.