Logomarca Amo Meu Pet

Cão obeso passa por reeducação alimentar, emagrece 9,5 kg e recupera vitalidade

A preocupação com o peso não é exclusividade dos humanos, os animais também podem ser afetados com a condição.

Por
em Notícias

Quando seu cachorro te lança um olhar pidão para ganhar um pedacinho daquilo que você está comendo, você costuma negar ou que ceder? Se a sua resposta foi a última alternativa, você irá repensar após conhecer essa história.

O Palito, um dobermann de três anos, chegou a pesar 55 kg, se tornando um cão obeso. Apesar do grande porte, o acúmulo de gordura se tornou um risco para a saúde o cachorro, que já não conseguia mais nem entrar no porta-malas do carro da família.

Preocupados, os donos do Palito resolveram buscar ajuda médica e o inseriram em um programa de redução e controle de peso, com duração de quatro meses, coordenado pela veterinária Karina Mussolino, do Centro Seres da Petz, em São Paulo.

Algumas das mudanças a partir do programa, foi o entrosamento da família com o palito, que ao invés de oferecer petiscos e biscoitos, passou a brincar com ele, de modo a exercitá-lo de uma maneira divertida.

Karina explica como foram as recomendações iniciais do programa.

“Além do animal, envolveu também a família tutora, incluindo duas crianças, que receberam orientação sobre a quantidade de ração que o Palito poderia comer em cada fase do programa. Afinal, ninguém poderia ceder aos sorrisos e olhares do cachorro com qualquer tiquinho a mais que burlasse a dieta prescrita”, explica a veterinária.

Com o empenho da família em fazer com que o Palito recuperasse a sua agilidade e se tornasse um cão saudável, o resultado apareceu após 106 dias de programa. O dobermann perdeu 9,5 kg e alcançou a faixa de peso ideal para o seu porte, que é de cerca de 40 kg.

“Após a dieta, ele passou a ficar feliz e com muita agilidade. Ele ficou muito mais ágil também durante os passeios e nas brincadeiras com o Escova, o outro peludo da família”, conta Karina.

Dar esporadicamente um ‘pedacinho’ de algo que comemos, pode não influenciar em grande escala no peso dos animais, mas, há raças, condições genéticas, entre outros fatores, que favorecem à predisposição de alguns cachorros a se tornarem obesos, por isso, cautela sempre.

Assista também o nosso Jornalzinho Amo Meu Pet:

O caso do cachorro que faz yoga e mais notícias de bichinhos