Gato de pallas: Posso ter como animal de estimação?

Por
em Mundo Animal

O Gato de Pallas, também conhecido como Manul, é um felino originário das frias estepes asiáticas que chama atenção pela sua beleza.

Esses felinos são um pouco maiores do que os gatos domésticos, medindo entre 46 e 65 cm de comprimento. Têm um corpo atarracado e o pêlo espesso e macio, conforme informações da Sociedade Internacional para Gatos Ameaçados (ISEC) Canadá.

A cabeça desses gatos é redonda e larga, com olhos grandes e orelhas curtas e baixas.

A cor varia do cinza claro ao amarelado e avermelhado, com as pontas brancas dos cabelos produzindo uma aparência fosca.

Pode ter gato de pallas como pet?

Devido às características únicas, muitas pessoas que se deparam com imagens desses gatos ficam com vontade de ter um em casa.

No entanto, não é possível ter um gato de pallas como animal de estimação, pois além de serem animais selvagens e não tolerarem muito bem a presença de humanos, os gatos de pallas estão ameaçados de extinção.

Adaptados a habitats áridos e frios, esses felinos têm atividade noturna e são especializados em caçar pikas, pequenos mamíferos semelhantes aos coelhos, que constituem mais de 50% de sua dieta.

Curiosidades sobre o Gato de Pallas

  • Beleza exuberante

O Gato de Pallas, com seu visual distinto e exótico, é frequentemente aclamado como um dos gatos mais bonitos do mundo.

Sua pelagem espessa e olhos amarelos intensos contribuem para sua aparência encantadora. As orelhas redondas e baixas, além de ajudarem esses bonitões com o frio, também são um charme.

  • Sobrevivência em condições extremas

Os gatos de Pallas enfrentam temperaturas baixas, pouca chuva e ampla variação térmica. O subpêlo lanoso é mais longo que o restante do corpo, proporcionando isolamento térmico. Já a camada externa repele a água e a umidade.

  • Pelo mais longo

Devido a essas condições citadas acima, o gato de Pallas ganha o título de gato com o pelo mais longo entre todas as espécies.

  • Feições humanas

Muitas pessoas encontram feições humanas no gato de Pallas. O motivo disso são as orelhas baixas e arredondadas e os olhos. Enquanto a maior parte dos gatos têm a pupila vertical, esse animal possui pupilas circulares.

  • Solitários

Os gatos de Pallas costumam levar uma vida solitária, exceto no período de acasalamento.

  • Gato mais expressivo do mundo

O gato de Pallas ficou popular na internet por conta de suas expressões faciais. Seus olhos grandes e orelhas arredondadas, combinados com posturas corporais distintas, renderam diversas imagens engraçadas e curiosas.

Frequentemente ele é visto com um semblante que lembra muito um senhor irritado, segundo os internautas.

Esse gato bocejando também rende fotos engraçadas que são populares na internet.

Assista também:

Reportagem explica como os gatos vão dominar o mundo | Jornalzinho Amo Meu Pet

Redatora.