Bebê marinho aguardava em beira de estrada na esperança de que alguém o notasse

Por
em Notícias

Meados de dezembro de 2023, dirigindo em uma estrada perto de uma ilha ao norte da Escócia, uma mulher notou dois grandes olhos negros observando a rodovia.

A criaturinha que encarava era um bebê marinho que aguardava ansiosamente que alguém o notasse.

O que essa criaturinha fazia ali e como foi parar lá, não se sabe!

Por sorte, essa pessoa apareceu e assim a foca cinza órfã, que de alguma forma buscou refúgio em um local precário, teve a chance de ser resgatada.

Deixá-la naquela situação não era uma opção para a boa samaritana, até porque a foca estava bem longe de seu habitat natural. Perto de uma estrada, provavelmente ela não sobreviveria!

Então a mulher a pegou nos braços, a colocou no porta-malas do carro e a levou para a clínica veterinária Flett & Carmichael, para receber os primeiros socorros como comida e água.

Em seguida, profissionais especializados em vida marinha da instituição British Divers Marine Life Rescue (BDMLR) foram acionados para prosseguir com o resgate do mamífero.

A foca bebê foi nomeada Boots e passou por muitas mãos bondosas, porém a BDMLR orienta que nesses casos sempre é bom chamar uma equipe de resgate experiente em vez de manusear uma foca por conta própria.

“Nunca recomendamos tocar ou interagir com uma foca, pois elas são perigosas e podem dar uma mordida desagradável!”, escreveu o resgate em um comunicado à imprensa.

De acordo com o Wodne Spraw, as focas não são animais agressivos em relação aos humanos e não iniciam ataques sem um motivo justificado.

No entanto, quando perturbadas, provocadas ou sentem-se ameaçadas, podem reagir em legítima defesa, o que é considerado um comportamento natural e compreensível.

Após receber os cuidados necessários para então poder ser realocada para um local adequado, Boots foi encaminhada para o santuário de animais Hillswick Wildlife.

No santuário, a foca está sendo muito bem tratada. Ela adora comer peixes e nadar na piscina. Além disso, está reaprendendo as habilidades de sobrevivência para que então possa voltar à natureza.

“Boots se adaptou bem”, disse um representante do Hillswick Wildlife Sanctuary ao The Dodo. "Ela agora está grande e gorda e pronta para ser libertada, se o tempo permitir."

Que Boots se recupere bem e que nunca mais precise da intervenção humana para sobreviver, que ela viva feliz na natureza.

Outro caso de foca em apuros

Em outubro de 2023, moradores de Wellington, Nova Zelândia, acordaram para encontrar um "intruso" dormindo em sua varanda.

O desconhecido parecia tranquilo e confortável, enrolado próximo ao carpete. Por respeito ao possível esforço que o animal teve para chegar até ali, ninguém quis perturbá-lo.

Mais tarde, descobriu-se que o "intruso" era na verdade uma foca, que percorreu um trajeto cansativo até ali.

O Departamento de Conservação da Nova Zelândia foi chamado para ajudar o animal e explicou que a foca havia atravessado estradas, trilhas e escadas para encontrar seu local de descanso.

Após o resgate, a foca foi levada para um local adequado para sua sobrevivência.

Veja também este vídeo:

Pets paranormais: Cachorros e gatos que desafiam a ciência

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube