Homem mostra o que acontece quando tira a coleira do seu labrador cão-guia

Por
em Cães

Paulo Castle, um jovem cego, tem em Mr. Maple, um labrador cão-guia, seu fiel companheiro para enfrentar as atividades diárias com mais facilidade e alegria.

Quando está com sua coleira, Maple sabe que está a trabalho, por isso não se distrai, prestando somente atenção aos comandos e necessidades do tutor.

Mas quando Paulo retira o acessório dele, a situação muda completamente. O labrador entende que não está mais em serviço e se diverte como qualquer outro cão, cheio de euforia e entusiasmo.

A dupla, junto com Mateus, o companheiro de Paulo, possui perfis nas redes sociais que somam mais de 3,2 milhões de seguidores entre TikTok e Instagram.

Foi devido à curiosidade dos internautas em saber se Maple tem uma vida 'normal' de cachorro, que Paulo fez um vídeo mostrando a reação do pet quando não está trabalhando.

Cão de serviço

Segundo um artigo do WebMD revisado pela médica veterinária Jabeen Begum, cão de serviço é um companheiro treinado para auxiliar pessoas com deficiências físicas, sensoriais ou necessidades específicas.

Esses cães passam por um rigoroso treinamento para desempenhar tarefas como guiar pessoas cegas, alertar sobre sinais de perigo, auxiliar pessoas com mobilidade reduzida, detectar crises médicas em pacientes com epilepsia ou diabetes, entre outras funções.

Além de fornecer assistência prática, os cães de serviço também podem oferecer apoio emocional e melhoram significativamente a qualidade de vida de seus parceiros humanos.

A jornada de Maple

Maple foi treinado para auxiliar Paulo a caminhar com segurança em ambientes públicos, evitar obstáculos, encontrar portas e passagens, e obedecer comandos essenciais para guiar o tutor de forma segura.

Além de prover assistência prática na locomoção, Maple, assim como todos os cães-guia, também oferece apoio emocional e uma sensação de independência e confiança ao dono.

Mas não é só de trabalho que esse labrador vive, ele tem o seu momento de diversão, por isso, quando chega em casa e Paulo tira sua coleira, ele pega o tênis do tutor e sai correndo pelos cômodos, feliz da vida!

Assim como a maioria dos cães, Maple adora destruir um tênis, haha. Só que não! Paulo explicou o motivo do pet agarrar com a boca o calçado.

Acontece que quando Maple está empolgado, surpreso, curioso ou exultante por qualquer outro sentimento, ele precisa segurar um objeto na boca porque isso o ajuda a se acalmar.

Vídeo

O vídeo mostrando a reação do pet sem arnês foi compartilhado no dia 8 de fevereiro, acumulando mais de 6,6 milhões de visualizações e milhares de comentários.

"Adoro que ele tenha uma cara de negócios e uma cara de folga", comentou uma internauta.
"Ele é o melhor garoto!", exclamou outra.
"Eu amo isso!!!! Que autocontrole impressionante o Maple tem quando está com a coleira, uau!", escreveu um terceiro.

Confira.

Siga Maple nas redes sociais, clicando aqui.

Veja também este vídeo:

Pets paranormais: Cachorros e gatos que desafiam a ciência

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube