Após resgate de animal com pelos embolados, socorristas descobrem o rosto mais fofo

Por
em Proteção Animal

Em Ramsgate, no condado de Kent, Inglaterra, os socorristas da RSPCA se mobilizaram para resgatar um animal coberto por pelos embolados e sujeira. A situação estava tão crítica que nem parecia que ali havia um cachorro adorável: Barney, um Terrier Russo.

Tina Nash, inspetora da RSPCA, afirmou que o cachorro cheirava tão mal que quase a fez vomitar. O pobre Barney carregava mais de 7 kg extras de sujeira.

"O cachorro estava sendo obrigado a suportar uma pelagem que pesava aproximadamente 21% de seu peso corporal enquanto se movia", disse o veterinário que ajudou Barney em um depoimento, conforme divulgado pelo The Dodo.

Acredite ou não, Barney tinha dono.

Conforme informações divulgadas pelo portal britânico Independent, o antigo proprietário passou cerca de dois anos sem cuidar do cão, pois “achava que seu animal de estimação não precisava de tosquia devido à sua raça”, como ele alegou na defesa.

Defensores da causa animal fizeram várias tentativas para encorajar ele a cuidar do cão. Sem respostas, Barney foi apreendido pela polícia de Kent.

O antigo dono recebeu uma ordem comunitária de 12 meses, incluindo 10 dias de Requisitos de Atividades de Reabilitação, e foi condenado a pagar £ 400 em custos e uma sobretaxa de vítima de £ 95.

Ele também foi proibido de ter animais por cinco anos.

“É minha opinião profissional, com base nas informações que me foram fornecidas, que o responsável pelo cuidado do cão não forneceu ao cão uma área de dormir abrigada com roupa de cama”, disse Tina.

“A pessoa também não cuidou do cachorro durante muitos meses e, como consequência, o deixou em uma posição em que provavelmente sofreria”, complementou.

Os cães da raça Terrier Russo possuem a pelagem dupla que precisa de manutenção regular para não formar nós.

Conforme recomendações do American Kennel Club, os Terriers necessitam de escovação completa uma ou duas vezes na semana.

Além disso, o tutor precisa aprender a ‘fazer a barba’ do cão com uma tesoura, para manter ele com boa aparência. A tosa deve ser feita a cada poucos meses, com uma tesoura, com a ajuda de um tosador profissional ou em casa.

Após o resgate de Barney, a equipe começou a trabalhar para raspar tudo o mais rápido possível. O processo de tosa levou um bom tempo, mas todo o esforço valeu a pena.

Debaixo de toda aquela sujeira, Barney revelou seu rostinho doce.

Ele estava claramente aliviado, e rapidamente começou a prosperar sob os cuidados de todos os seus novos amigos da RSPCA.

Barney atualmente mora em um internato particular e estará disponível para adoção em breve.

Ele teve um começo de vida difícil, mas depois de ter sido salvo, ele mal pode esperar para encontrar sua nova família.

Redatora.