Cão border collie começa a bater os dentes mesmo sem ter frio e biólogo explica o motivo

Por
em Notícias

Não é frio, não é fome e nem é uma apresentação de rap. Portanto, qual poderia ser o motivo que faz um cão bater os dentes sem parar?

O biólogo e adestrador Vini Campos, de São Paulo, que também é tutor do border collie Kakashi que apresenta essa reação, explica o motivo.

Segundo Campos, os cães têm essa reação de tremer sem parar, especialmente a região bucal, chamada de reflexo de flehmen.

Em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, ele mostra o momento que isso acontece com o seu cão Kakashi. Na publicação, Campos revela que isso ocorre principalmente em machos não castrados, embora fêmeas e machos castrados também possam apresentar essa reação.

O biólogo explica, ainda, que isso acontece quando Kakashi lambe a genital de outros animais ou a urina deles.

Quando a sua língua tem contato com esses elementos, o paladar de um cão, que naturalmente tem uma percepção mais apurada, consegue perceber os feromônios presentes nesses fluidos e então tem a reação de ‘bater os dentes’.

Veja o vídeo:

É uma reação incomum, que desperta a curiosidade e até mesmo a estranheza de muitos pais de pets. Em um artigo sobre medicina comportamental, o Hospital Veterinário Ryan da Escola de Medicina Veterinária da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, explica esse comportamento.

Segundo o estudo, na maior parte das vezes, as pessoas interpretam mal a linguagem corporal e os sons vocais dos cães. Isso pode levar a dificuldades de treinamento, interações sociais e até mesmo no cotidiano dos animais.

No caso específico que vimos aqui, o reflexo de flehmen, o cachorro bate os dentes após cheirar algo intensamente (geralmente urina), em um esforço para direcionar sinais químicos do que foi cheirado para o órgão vomeronasal no céu da boca.

Este órgão processa feromônios, sinais químicos encontrados na urina e outras secreções corporais. Frequentemente acontece se um cão encontra a urina de uma cadela no cio, como explica o artigo.

Ou seja, é apenas uma reação natural e instintiva dos cães e não representa nenhuma alteração preocupante ou agravante na sua saúde. Desse modo, podemos ficar tranquilos quando vermos vídeos do border collie Kakashi fazendo uns ‘beatbox’ por aí!

Inclusive, como o tutor do cão já sabe a causa desse ‘treme treme’, ele até ironiza a situação com vídeos em que Kakashi está ‘cantando’ rap.

Veja só:

HAHAHA Pobre Kakashi!

Embora a situação desperte a curiosidade de muitos internautas, outros se divertem com os vídeos. A publicação que ele mostra e explica o reflexo de flehmen, fez o maior sucesso, alcançando mais de 240 mil visualizações, 15 mil curtidas e muitos comentários.

Confira alguns comentários deixados na publicação:

“O sommelier de xixi mais lindo”
“Meu cachorro fez isso uma vez e eu fiquei preocupada achando que o bichinho ia ter um treco”
“Eu fiquei extremamente em choque quando vi meu cãozinho assim, morri de medo de ser envenenamento ou alguma doença. Mas passou rápido”

Clique aqui para seguir o biólogo e continuar acompanhando outras informações, e esse border collie fofo, claro!

Você tem uma história fofa, engraçada ou emocionante sobre o seu animal de estimação? Envie para nós! Ele pode virar matéria aqui no nosso site e até ficar famoso!

Enviar história do meu pet!