Gato, que era o menor da ninhada, pode ganhar título de maior gato do mundo

Para saber mais sobre esse fofo, entramos em contato com a tutora que concedeu uma entrevista exclusiva ao Amo Meu Pet.

Por
em Gatos

Nos últimos dias, temos um protagonista que vem conquistando corações e quebrando recordes: Xartrux, o adorável gato da raça maine coon que está prestes a entrar para o Guinness Book como o maior gato do mundo.

Para saber mais sobre a história desse gato especial, entramos em contato com a tutora do Xartrux que concedeu uma entrevista exclusiva ao Amo Meu Pet.

Criado em Jaú, São Paulo, pelos jornalistas Márcia Oliveira e Jean Ricardo, o gato Xartrux mede 1,30 metros de comprimento e disputa uma vaga no Guinness World Records, o livro dos recordes.

Com uma origem peculiar e um nome único, Márcia, que também é criadora de gatos da raça maine coon desde 2009, conta como escolheu o nome Xartrux.

“Foi um nome que eu mesma criei. Queria um nome incomum, algo que não existisse. A letra da ninhada era a letra 'X', fui criando vários nomes, mas vi que faltava algo, até que veio Xartrux. Para mim, significa 'gato grande que a mamãe ama'”.

Embora hoje o ‘gato grande da mamãe’ chame a atenção pelo seu tamanho avantajado, nem sempre foi assim.

Márcia conta que o felino nasceu bem pequenino, sendo o menor da ninhada, com apenas 80 gramas.

“O maine coon tem o desenvolvimento mais lento, mas ele foi se desenvolvendo, até que com quatro meses ele passou os irmãos e foi aí que eu me surpreendi com o tamanho dele, que já estava com um metro de comprimento e pesando quase 5 quilos”, revela.

O potencial de Xartrux como o maior gato do mundo foi percebido durante uma exposição em São Paulo, onde ele foi medido e registrou incríveis 1,16 metros aos 10 meses.

Guinness Book

Inspirados por esse feito notável, em janeiro deste ano, os tutores decidiram inscrevê-lo no Guinness Book, desejando oficializar sua posição como o novo recordista.

Com uma marca impressionante, Márcia afirma que o comprimento de Xartrux chega a 1,35 metros quando está deitado relaxadamente.

Agora, aos seis anos, Xartrux aguarda ansiosamente a avaliação oficial da organização para garantir seu lugar no livro dos recordes.

Segundo Márcia, o Guinness World Records pede 12 semanas para avaliar o caso e, só após esse período, entram em contato através de um e-mail solicitando as exigências necessárias para avaliação.

“Eu acredito, sim, que o Xartrux será o maior gato do mundo certificado pelo Guinness Book. Assim como tenho certeza de que existem outros gatos gigantes por aí, mas não é todo mundo que divulga ou tem coragem de dar andamento nesse processo, que, realmente, exige muito trabalho e responsabilidade”, afirma.

Cuidados

Márcia e Jean enfatizam que todos os seus gatos, 12 ao total, sejam eles de raça pura ou vira-latas, recebem tratamento igualitário e amor incondicional em sua casa.

Assim como seus companheiros felinos, ele desfruta de uma vida repleta de cuidados e mimos, incluindo uma dieta balanceada, brinquedos para enriquecimento ambiental e visitas regulares ao veterinário.

Mas segundo Márcia, alguns cuidados são mais criteriosos, sobretudo por conta do seu tamanho.

“O ritual para ele ir tomar banho é específico, o pessoal responsável pelo banho dele tem todo um processo para vir buscar ele, ele não gosta de caixas de transporte, então vai no banco do carro, com todo o cuidado necessário”, conta.

Para manter sua pelagem exuberante, Xartrux recebe vitaminas especiais e tratamentos específicos, além de desfrutar de passeios de carrinho e viagens confortáveis, sempre com a atenção e o carinho de seus tutores.

Repercussão

O reconhecimento internacional e a crescente popularidade de Xartrux são fontes de grande alegria e gratidão para Márcia e Jean, que veem nele não apenas um animal de estimação, mas um símbolo de superação e resiliência.

A jornada de Márcia, marcada pela luta contra o câncer de mama, reflete a importância dos laços familiares e do apoio dos animais de estimação durante os momentos difíceis.

“Ano passado, quando descobri que estava com câncer de mama em estado avançado, eu deixei de lado vários projetos, mas não abandonei os meus gatos, eles continuaram do meu lado, sendo meu suporte emocional e me dando forças”.

Enquanto aguarda a decisão final do Guinness World Records, Xartrux continua a encantar e inspirar pessoas ao redor do mundo com sua presença majestosa.

“Sou muito grata a Deus por toda essa repercussão e a todos os veículos de comunicação que estão reconhecendo o meu trabalho com o Xartrux e principalmente a minha motivação de vida que foi vencer o câncer com a ajuda de Deus, meu marido e meus gatos”, conclui Márcia.

Siga Xartrux e sua incrível jornada no Instagram @felinafolia e embarque nessa aventura felina sem igual.

Veja também este vídeo:

O que aconteceu com a Gangue dos Caramelos do NORTE?