Médica veterinária explica cuidados ao escolher a creche para seu cachorro

Por
em Dicas

As creches para cães, também conhecidas como daycare, tem sido uma opção para tutores que buscam cuidados profissionais e companhia para seus animais de estimação durante o dia.

Mas como deve ser feita a escolha da creche? Existem perfis de cães para esse tipo de serviço? Será que o seu pet se sente confortável em locais com atividades e outros cães?

Essas e outras dúvidas foram respondidas por Isabella Martins, graduada pela Universidade Anhembi Morumbi, pós-graduada em Etologia Clínica pela faculdade Qualittas e médica veterinária comportamentalista da AnimalzBrasil, em entrevista concedida ao Amo Meu Pet.

"Minha missão é ajudar a melhorar a relação entre você e seu pet, fornecendo informações valiosas que mudam a dinâmica familiar, melhoram os problemas de comportamento e a comunicação com seu animal para sempre", declarou Isabella em uma postagem no Instagram.

Confira abaixo a entrevista com a profissional.

1. Como deve ser feita a escolha de um Daycare para cães?

R: Nos últimos anos, temos notado o aumento do serviço de creche e hospedagem de cães. A procura por esse tipo de serviço se deve ao processo de humanização dos pets, mudança nas dinâmicas familiares, onde o cão é considerado membro da família e como alternativa para evitar que os mesmos fiquem longos períodos sozinhos pela jornada de trabalho de seus tutores.

O daycare tem como objetivo oferecer um dia diferente e especial na vida dos cães, com atividades físicas, cognitivas e sensoriais, permitindo que os cães expressem o seu comportamento natural e diminuam quadros relacionados à ansiedade, hiperatividade, solidão e comportamentos destrutivos em casa.

Com isso, devemos nos atentar à qualidade dos serviços oferecidos pelo mercado, com o objetivo de garantir uma boa escolha de local que atenda às nossas necessidades mas que também se importe com o bem-estar físico, mental e emocional dos cães. A escolha de um bom estabelecimento e serviço de Daycare envolve uma série de fatores, como:

  • Instalações e segurança: O local deve oferecer um tamanho compatível com o volume de animais, monitoramento por câmeras de segurança, áreas de separação de grupos por tamanho ou temperamento e protocolo de limpeza e desinfecção do ambiente de forma que esteja sempre em excelentes condições sanitárias.
  • Equipe qualificada: A equipe deve ter conhecimento técnico sobre comportamento animal para garantir uma avaliação comportamental, manejo de cães em grupo, linguagem corporal canina e medidas de emergência para conduzir da melhor forma possível acidentes como agressividade entre cães.
  • Programa de atividades: O estabelecimento deve apresentar as atividades propostas aos cães como enriquecimento ambiental, sensorial, cognitivo e alimentar, assim como as atividades físicas e período de descanso.
  • Políticas de uso e controle sanitário: Devem ser apresentadas as exigências de vacina, controle de ectoparasitas (pulgas e carrapatos), exame de fezes e protocolos de vermifugação periódicos, termo de responsabilidade e protocolos de emergência.
  • Avaliações de serviço: Deve-se procurar avaliações e feedbacks de clientes como forma de sentir maior segurança na escolha.

2. Existem perfis de cães para frequentar o serviço de Daycare?

R: Sim. Deve ser realizada a avaliação comportamental dos cães e um dia de teste para que o local entenda a personalidade do cão, seu temperamento, grau de sociabilidade, sinais de estresse e/ou agressividade, saúde física, status reprodutivo, nível de interesse em atividades e tempo que o animal se sente confortável no Daycare, com o objetivo de avaliar o bem-estar mental e emocional do cão.

3) Os cães ficam confortáveis em locais com atividades e outros cães?

R: Depende. A avaliação comportamental é imprescindível para que possamos entender individualmente cada cão e como eles se comportam em locais com outros animais e atividades.

Os cães que apresentam problemas de comportamento, como medo de outros cães, guarda por recursos e agressividade, não têm indicação de uso desse tipo de serviço. Para esses animais, é recomendado que eles procurem atendimento veterinário comportamental para corrigir os problemas de comportamento e melhorar o bem-estar emocional e a convivência com outros cães.

Já os cães sociáveis podem se beneficiar muito do serviço, mas também devem passar por avaliação comportamental para que os grupos sociais sejam definidos e haja melhor aproveitamento e bem-estar dos animais.

Conclusão

R: Sabemos que esse tipo de serviço está na moda e todos os tutores querem que seus cães participem como forma de aumentar a diversão e o bem-estar dos cães. Todavia, devemos entender que nem todos os animais se sentem confortáveis em locais com grande número de animais, e estabelecimentos de qualidade sabem fazer a triagem dos mesmos, respeitando os limites emocionais de cada um de forma individual e indicando a busca de veterinários comportamentais caso seja necessário.

Saiba mais no vídeo abaixo.

Isabella Martins possui perfis nas redes sociais, onde dá dicas e conselhos para ajudar tutores a construir relações saudáveis e mais felizes com seus respectivos animais de estimação.

Siga Isabella Martins no Instagram, clicando aqui.

Siga Isabella Martins no TikTok, clicando aqui.

Veja também este vídeo:

O caso da gata que aplicou um 'teste cardíaco' em tutora e mais notícias no Jornalzinho Amo Meu Pet

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube