Égua cega fica triste e se recusa a sair de estábulo, então seu melhor amigo burro resolve dar o melhor incentivo e vídeo emociona
Por Ana Caroline Haubert em Mundo AnimalQuando Jesus disse que um amigo pode ser mais chegado que um irmão, relações como a do burro Petey e da égua Luna ilustram isso muito bem.
O burro Petey, a égua Luna e o cavalo Denny vivem em um rancho, onde dividem as atividades do dia a dia. Mas, mais do que uma amizade, eles servem de apoio um para o outro, especialmente Petey para Luna, que é cega.
A égua enfrenta diversos desafios devido à sua condição física, mas eles se tornam superáveis graças à ajuda do burro. Mesmo sendo bem menor e mais baixinho que ela, uma égua exuberante e alta, ele serve como um verdadeiro apoio e a guia todos os dias.
Todas as manhãs, antes de saírem do estábulo, o burro vai até Luna para guiá-la e ajudá-la a sair para fora. Com o seu nariz, Petey vai empurrando a égua, direcionando-a para onde ela precisa ir. E ela, que confia plenamente em seu amigo, segue os seus passos sem esbarrar em nenhuma barreira.
Certo dia os tutores, como fazem rotineiramente, foram até os estábulos para os liberar para aproveitar o dia. Nesse dia, no entanto, Luna acordou triste e não quis sair do estábulo.
Denny e Petey poderiam muito bem ter saído sem a égua, mas como eles são um time, ninguém vai a lugar algum sem o outro. O burro se recusou a sair sem a sua amiga e foi até o seu estábulo para encorajá-la a sair.
A parte mais bonita nesse gesto é, segundo os donos, que Petey aprendeu a fazer isso sozinho, é uma iniciativa dele mesmo. Emocionante!
Como de costume, com o seu nariz, ele começou a direcioná-la para o pátio. O clima estava chuvoso, mas segundo os tutores, a chuva parou cerca de 10 minutos depois que eles saíram, para poderem, finalmente, aproveitar o dia.
Logo em seguida, o cavalo Denny sai atrás dos seus amigos e os alcança para desfrutarem cada momento ao lado um do outro, com essa amizade inspiradora.
“Toda manhã, Petey guia Luna, a égua cega, para fora do celeiro. Ele a encoraja para onde ir, empurrando-a com o nariz. Petey ficará ao lado dela durante todo o dia”, descrevem os tutores.
Confira o vídeo:
Em apenas um dia de publicação, o vídeo teve 720 mil visualizações, 80 mil curtidas e milhares de comentários de pessoas que ficaram encantadas com essa linda amizade.
“Acho que o Petey precisa de ser o herói de um livro infantil!”
“Petey precisa de um rim? Ele pode ficar com um dos meus se precisar”
“Apenas um homenzinho e sua mulher alta”, comentaram alguns usuários.
Clique aqui para segui-los no Instagram.
Como os animais criam amizades?
A amizade é uma parte essencial da vida, não apenas para os humanos, mas também para muitos animais. A conexão entre amigos animais mostra semelhanças impressionantes com as amizades humanas, desde preferências por semelhanças até comportamentos de apoio mútuo.
Assim como os humanos, os animais tendem a preferir interagir com indivíduos semelhantes, incluindo membros da família. Além disso, eles desenvolvem comportamentos de apoio e cuidado, como limpeza mútua e expressões físicas de afeto.
A amizade entre animais não se limita apenas à presença física, com algumas espécies mantendo laços de longa distância através de comunicação vocal. Essas relações proporcionam benefícios significativos, como apoio emocional, proteção contra ameaças e compartilhamento de recursos.
Embora existam diferenças entre as amizades humanas e animais, como a forma como são mantidas e as motivações por trás delas, ambas desempenham um papel vital na sobrevivência e no bem-estar dos envolvidos, como explicam as pesquisadoras de pós-doutorado em comportamento animal, da Universidade de Exeter, no Reino Unido, Beki Hooper, Delphine De Moor e Erin Siracusa.
Assista também:
Convidados de festa na piscina ficam surpresos com o animal encontrado no filtro
Redatora.