Mulher vê movimentação estranha nas imagens de câmera de segurança e logo teme por sua cachorrinha
Por Ana Carolina Câmara em CãesHá poucos dias, a empresária Flávia Abalém, que vive em Florianópolis, Santa Catarina, passou por um drama registrado pelas câmeras internas de segurança de sua casa.
Acontece que um carcará, também conhecido como gavião-calçudo, uma ave de rapina, invadiu sua casa provavelmente em busca de comida.
Flávia temia que o animal atacasse sua cachorrinha.
O momento foi tenso, mas, felizmente, não teve um final trágico!
O caso
Flávia estava trabalhando quando viu, pelas câmeras de segurança, a ave perambulando em sua sala.
Assim que avistou o animal, ela imediatamente pensou em Ramile, sua cachorrinha de quatro anos, da raça Chihuahua, que pesa cerca de 1 kg.
Em um vídeo que compartilhou nas suas redes sociais, Flávia contou que a ave rondava sua casa por semanas, esperando uma oportunidade para entrar.
O animal encontrou a chance de invadir a residência pela janela do banheiro da suíte superior, que havia ficado aberta.
Quando a ave começou a caminhar pela casa, o detector de movimento foi acionado, e Flávia viu o animal através das câmeras.
Ela rapidamente ligou para os Bombeiros e para a Polícia Ambiental, pedindo ajuda, largou o trabalho e correu para casa.
Por sorte, quando chegou à casa, Flávia encontrou Ramile em perfeito estado, na sua casinha que fica na lavanderia, enquanto a ave estava no seu quarto.
"Meu desespero foi vir correndo para casa para salvá-la", disse Flávia, "porque eu não escutava latidos dela nas câmeras, e ela late para tudo."
Como a ajuda da Polícia e dos Bombeiros estava demorando, Flávia pediu auxílio a um vizinho.
O homem abriu a janela do quarto, fechou a porta e, após algum tempo, o carcará foi embora.
Repercussão
Flávia divulgou a história em seu perfil do TikTok no dia 9 de agosto. A publicação acumulou mais de 12 milhões de visualizações e milhares de comentários.
"CARACA! Que desespero! Coração acelerou aqui! Que bom que ficou tudo bem!", comentou uma internauta.
"O tamanho do gavião, meu Deus, estou chocada! Graças a Deus a cachorrinha está bem", disse outra.
Veja:
Tendo medo de outra tentativa de invasão, Flávia colocou telas nas janelas.
Que bom que nada aconteceu com Ramile.
Sobre os carcarás
Segundo o Wikiaves, o carcará, também conhecido como gavião-calçudo, é uma ave de rapina parente dos falcões, encontrada em uma ampla área geográfica que vai da Argentina até o sul dos Estados Unidos, com maior população no sudeste e nordeste do Brasil.
É um predador generalista e oportunista, alimentando-se de répteis, anfíbios, outras aves, carniça e até restos de comida humana.
Adaptado a áreas urbanas e rurais, o carcará é facilmente reconhecido por seu tamanho, coloração característica e vocalização que dá origem ao seu nome.
Ele constrói ninhos em árvores, e sua postura geralmente é de dois a três ovos.
Além disso, o carcará tem comportamentos sociais complexos, como o allopreening, onde indivíduos da mesma espécie ou até de espécies diferentes cuidam das penas uns dos outros.
Veja também este vídeo:
Menino pega cachorrinha do vizinho e monta negócio sem que ele saiba
Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube