Reabilitador resgata ovos após mãe falecer – e então vê o 'milagre' acontecer
Por Ana Carolina Câmara em Mundo Animal
Em busca de um local seguro durante a temporada de postura de ovos, animais como as tartarugas percorrem grandes distâncias para chegar ao local onde costumam desovar.
Essas áreas oferecem proteção para que os ovos se desenvolvam, e a escolha é crucial para garantir a sobrevivência dos filhotes.
No entanto, durante a jornada, as tartarugas podem ser atacadas por predadores, como aves, caranguejos e até mesmo grandes peixes.
Esses ataques podem ocorrer tanto no mar, durante a migração, quanto nas praias ou lagos, onde predadores terrestres tentam alcançar os ovos ou os filhotes recém-nascidos.
Em uma dessas situações, alguns ovos de uma tartaruga pintada oriental ficaram sem a mãe, que foi atacada, deixando-os vulneráveis aos predadores e às condições adversas do ambiente.
Sem a proteção materna, a sobrevivência dos ovos depende da segurança do local onde foram depositados e da sorte de escaparem das ameaças naturais e humanas.
E agora, o que fazer?
Foi então que James Stubbs Jr., reabilitador de vida selvagem no Newhouse Wildlife Rescue, um santuário de animais localizado em Chelmsford, Massachusetts, nos Estados Unidos, soube do caso e correu para socorrer os ovos.
O trabalho de James é admirável, pois ele tem a missão de dar uma segunda chance aos ovos desprotegidos.
Quando ele descobre que uma tartaruga morta estava com ovos, ele os leva para o santuário e os cuida como se fosse a própria mãe deles.
E com esses ovos não foi diferente!
Ele colocou os ovos da mãe tartaruga em uma incubadora com substrato úmido e água aquecida no fundo, garantindo calor e umidade constantes para o desenvolvimento.
Por um período de três meses, James monitorou os ovos e, apesar de todo o cuidado, ele não tinha certeza se eles sobreviveriam.
"Eu estava prendendo a respiração", contou James ao The Dodo. "Todos os meus amigos reabilitadores de vida selvagem que também estavam incubando ovos de tartaruga estavam postando e falando sobre como seus ovos estavam chocando... e os meus simplesmente não tinham chocado."
Até que o milagre aconteceu!
Em uma bela manhã, ao verificar a incubadora, James se deparou com uma dúzia de filhotes lindos e saudáveis que haviam eclodido durante a noite.
"Foi realmente um milagre", escreveu o Newhouse Wildlife Rescue no Facebook.
Como nasceram um pouco mais tarde na temporada, James cuidará das tartaruguinhas até a primavera, para que estejam fortes o suficiente para serem soltas na natureza.
"Será definitivamente um momento agridoce devolvê-las à natureza", disse James.
As tartarugas, assim como todos os animais, têm uma missão na natureza. No caso delas, é manter os lagos em que vivem limpos e equilibrados, comendo plantas e animais em decomposição.
Logo, logo, essas lindinhas estarão desempenhando seu papel na natureza, garantindo que o ciclo natural continue.
Assista também:
Convidados de festa na piscina ficam surpresos com o animal encontrado no filtro
Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.
Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.
Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.
Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.