Logomarca Amo Meu Pet

Conheça Steve Wonder, o gato cego que usa seus super sentidos para andar com precisão sobre árvore

Por
em Gatos

Adriana Bottan, uma protetora de animais de Campo Verde, MT, já transformou a vida de milhares de bichinhos de rua. Mas um resgate em especial marcou sua jornada: o de Stevie Wonder, um gatinho cego que prova todos os dias que deficiência não é sinônimo de limitação.

Há aproximadamente cinco anos, uma seguidora de Cuiabá pediu ajuda a Adriana após encontrar um filhote de gato cego.

Sensibilizada com a situação, Adriana se ofereceu para buscar o pequeno. No entanto, antes que pudesse resgatá-lo, o felino fugiu e nunca mais foi encontrado.

O episódio a deixou desolada, mas o destino reservava outra surpresa. Isso porque, poucos dias depois, uma amiga de Adriana encontrou outro gatinho cego.

Aquilo foi como um sinal divino para a protetora. Ela estava muito abalada por aquele filhote, mas agora, outro bebê havia cruzado seu caminho.

A protetora levou o filhote ao veterinário para exames e descobriu que, apesar da cegueira de nascença, ele era completamente saudável. Além disso, era um filhote alegre e brincalhão.

Adriana, apesar de estar apenas de passagem na vida de muitos animais, decidiu que aquele gatinho faria parte de sua família.

Desde o primeiro dia no novo lar, Stevie Wonder, como foi chamado, já fez amizade com os outros gatinhos da casa.

Ele se adaptou rapidamente ao ambiente e mostrou que sua deficiência não o impedia de ser um gato como qualquer outro.

Com o tempo, desenvolveu habilidades incríveis para compensar a falta de visão.

Hoje, com cinco anos de idade, Stevie Wonder vive uma rotina normal e cheia de aventuras.

Ele brinca, explora, sobe em móveis e até se equilibra com precisão em árvores, desafiando qualquer ideia de limitação.

Adriana explica que gatos cegos memorizam a posição dos objetos e utilizam o olfato, o tato e a audição para se orientar.

Eles criam um mapa mental do espaço e, desde que os ambientes não mudem muito, conseguem se locomover com facilidade.

Em um vídeo compartilhado por Adriana no Instagram (@topfelindos), Stevie Wonder aparece descansando em uma rede suspensa e, para a surpresa de muitos, consegue descer sozinho pelo tronco da árvore, agarrando-se com paciência até tocar o solo. O registro encantou os seguidores.

“Que lindo! Muito esperto”, elogiou uma internauta.
“É inacreditável, eu falo sempre que eles enxergam com os olhos da alma”, comentou outra.
“Eu tenho um gatinho cego e hiperativo, não para quieto um minuto e é 100% independente! Às vezes eu me pergunto se ele é mesmo cego rsrsrs”, compartilhou mais uma seguidora.

Outro pet cego que encantou a internet

Opal, uma cadelinha merlê de seis anos, nasceu surda e cega. Ainda filhote, ela foi rejeitada pelos criadores e resgatada por um abrigo nos Estados Unidos.

Felizmente, sua vida mudou quando Christina e Brad Bray a conheceram e decidiram adotá-la.

Apesar dos desafios, Opal surpreendeu seus tutores com sua capacidade de se orientar e, principalmente, de sentir a chegada de seu tutor antes mesmo dele entrar em casa.

Seu faro aguçado permite que ela reconheça seu ‘humano favorito’ à distância.

Veja a matéria completa:

Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.