Mulher estaciona carro em frente a abrigo, e voluntários mal podem acreditar no que ela faz em seguida

Por
em Cães

No dia 19 de abril, por volta das 13h50, uma cena triste ocorreu do lado de fora do abrigo Denison Animal Welfare Group (DAWG), localizado no Texas, Estados Unidos.

As câmeras de segurança externas do abrigo registraram tudo — e voluntários e funcionários mal puderam acreditar no que estavam vendo.

Uma mulher chegou, estacionou o carro e, em vez de pedir ajuda à equipe que trabalhava normalmente naquele dia, simplesmente abandonou seus três cães de porte pequeno do lado de fora do abrigo, sem sequer olhar para trás.

O episódio gerou indignação entre os voluntários e internautas, que lamentaram a falta de compaixão e responsabilidade da tutora ao abandonar os animais daquela forma.

O caso

Em entrevista à Newsweek, Stephanie Phillips, presidente da DAWG, explicou que o abrigo funciona em um antigo quartel dos bombeiros.

Por conta disso, as portas são grandes e abertas, o que tornava evidente para a mulher que a equipe estava trabalhando normalmente naquele sábado à tarde.

“Quando vimos as imagens da câmera, saímos imediatamente para recolher os animais. Um deles havia escapado e corria ao lado de uma rodovia movimentada, e os funcionários se deitaram na entrada do abrigo para conseguir capturá-lo”, explicou Stephanie.

Pouco depois do ocorrido, a mulher entrou em contato, se identificou e deixou uma mensagem de voz reconhecendo que havia abandonado os cães.

Stephanie então conversou com ela, que concordou em formalizar a entrega dos animais e fornecer informações sobre eles.

"Os cães têm entre 1 e 6 anos de idade e, em geral, gozam de boa saúde", disse Stephanie. "Eles têm alguns problemas médicos menores que precisam ser resolvidos e, uma vez resolvidos, serão castrados e colocados para adoção."

O abrigo optou por não denunciar o abandono à polícia, considerando que o mais importante, naquele momento, era garantir o bem-estar dos cães resgatados.

Repercussão

Com o objetivo de promover a conscientização e evitar que casos como esse se repitam, o abrigo compartilhou as imagens das câmeras de segurança em seu perfil no Facebook.

Na publicação, destacou a importância de seguir os canais corretos para a entrega de animais e reforçou que, além de desnecessário, o abandono pode colocar vidas inocentes em risco.

A publicação acumulou mais de 293 mil visualizações, mas os comentários foram desativados para evitar mensagens ofensivas, discurso de ódio e críticas negativas à equipe ou às políticas do abrigo.

Assista:

Abandono de animais no Brasil é crime?

Sim, o abandono de animais é considerado crime no Brasil.

De acordo com o artigo 32 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é passível de detenção de três meses a um ano, além de multa. ​

Com a promulgação da Lei nº 14.064/2020, conhecida como Lei Sansão, as penalidades para crimes contra cães e gatos foram agravadas. Nesses casos, a pena é de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda. ​

O abandono é enquadrado como uma forma de maus-tratos, pois expõe os animais a riscos como fome, doenças, atropelamentos e violência.

Veja também:

“Montei no jacaré!” – Tutora salva pet de ataque brutal

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube