Estagiária acreditava que teria um plantão tranquilo em clínica - até chegar um cachorro da raça husky
Por Ana Carolina Câmara em CãesA estudante de Medicina Veterinária Mariana Lima está no 5º ano do curso e, atualmente, realiza estágio em uma clínica veterinária.
Durante o trabalho, ela atende pacientes de todos os tipos — dos mais tranquilos aos mais agitados —, mas em março, sem dúvida, recebeu um que se destacou pelo barulho!
Isso porque o paciente da vez era ninguém menos que um husky siberiano!
O paciente
Mariana estava de plantão e esperava uma rotina tranquila. Contudo, um husky siberiano internado estava causando o maior alvoroço em sua baia.
O querido, inconformado por estar longe de casa, não parava de "reclamar", soltando uivos e resmungos que ecoavam pela clínica inteira!
Segundo o American Kennel Club (AKC), os huskies siberianos são extremamente vocais porque herdaram o instinto de matilha dos lobos, seus ancestrais.
Acostumados a trabalhar em grupo, eles usam sons para se comunicar com outros cães ou com seus tutores humanos.
Com tons variados, podem expressar desde alegria e alerta até dor, medo ou pura teimosia — e sim, muitas vezes parecem estar mesmo “conversando”.
Eles também reagem a sons externos como sirenes, música e até vozes humanas, e conseguem imitar palavras se ouvidas repetidamente no mesmo tom.
Por outro lado, raramente latem: preferem uivar, choramingar, resmungar ou soltar aquele famoso “grito de protesto” quando não gostam de algo.
Além disso, como têm audição muito mais sensível que a dos humanos, a vocalização é, para eles, a forma mais eficiente de se comunicar — seja para pedir companhia, atenção ou simplesmente bater um papo!
Bom, sendo assim, não há dúvidas de que o plantão de Mariana foi marcante — daqueles que ficam pra sempre na memória (e nos ouvidos)!
Repercussão
Mariana compartilhou um vídeo em seu perfil no Instagram, @marianalimamedvet, no dia 31 de março, mostrando o quanto seu pacientinho era comunicativo.
A publicação já acumula mais de 822 mil visualizações e milhares de comentários.
"Husky representa os homens quando estão gripados", brincou uma internauta.
"Eu não falo cachorrês, mas creio que ele disse: 'ahhhhh eu tô morrendooooo'", comentou outra.
Assista:
E você, tem um cachorrinho tão dramático quanto um husky siberiano?
Outro husky dramático
No TikTok, a internauta Lauren Fisher compartilhou um vídeo hilário do momento em que seu husky precisou fazer uma coleta de sangue.
Mesmo sendo por motivos de saúde, o cão protestou com uivos altos e constantes, deixando clara toda sua indignação.
O vídeo, publicado no dia 1º de setembro de 2022, mostra duas mulheres realizando o procedimento enquanto o cão reclama sem parar.
Assista:
Felizmente, tudo correu bem, e Lauren tranquilizou os seguidores com bom humor: “Nenhum husky foi prejudicado na produção deste vídeo.”
Veja também:
Golden de 4 anos alerta tutor e ajuda a salvar criança perdida nos EUA
Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube