‘Um cavalheiro distinto’ - Cãozinho resgatado chama atenção por deitar com elegância
Por Larissa Soares em CãesFerris não tem raça definida, mas tem charme, simpatia e classe de sobra.
O cãozinho foi resgatado das ruas da Romênia há alguns anos e, desde então, enche a casa da internauta @leighhh40 de alegria e… elegância.
Logo no primeiro dia em que chegou, a tutora percebeu o jeitinho especial de Ferris descansar: patinhas para frente e cruzadas, como um mocinho educado.
A humana pensou que aquilo era apenas uma coincidência fofa, algo que só se vê uma ou outra vez. Mas, felizmente, ela estava errada.
“Em seu terceiro dia em casa, ele fez isso de novo… Eu pensei ‘Oh, que cavalheiro nós temos aqui”, contou ela no TikTok.
Desde então, a posição se repete a cada dia.
“Nosso cachorrinho veio com umas manias engraçadas... mas essa é a mais fofa. Eu queria poder capturar cada momento”, escreveu ela na legenda.
A sequência de fotos de Ferris e suas patinhas elegantes arrancou suspiros de milhares de internautas.
“Que cavalheiro distinto”, comentou uma pessoa.
“Chamamos isso de pés chiques! Toda vez que meu cachorro faz isso, a gente fica tipo ‘ooooh, olha esses pés chiques!!!’”, disse outra.
Patinhas cruzadas: o que significa?
De acordo com Richard Cross, especialista em comportamento canino, em um artigo do The Dog Clinic, cruzar as patas não tem um significado profundo. É simplesmente uma posição confortável para o cão descansar.
Pode indicar que ele está relaxado, se sentindo seguro e apenas curtindo o momento.
Essa pose, apelidada carinhosamente de “patas educadas”, alivia a pressão nos ombros e na parte superior do corpo.
E assim como nós mudamos de posição na cadeira para aliviar o desconforto, os cães também se adaptam conforme o tempo de descanso.
É comum ver cães de médio e grande porte e cães com patas compridas nessa pose. Já raças com pernas mais curtas, como dachshunds e basset hounds, podem achar essa posição menos confortável.
Outras posições e o que elas dizem
Assim como as “patas chiques”, a forma como seu cão dorme, na maioria das vezes, é apenas uma questão de preferência e conforto, segundo o Pet MD. No entanto, as posições também podem ter algumas interpretações:
De lado
Mostra que o cão está relaxado, confiante e provavelmente dormindo profundamente. Inclusive, o cão pode começar a sonhar.
A barriga é uma parte vulnerável para o cão. Como ela fica parcialmente exposta nessa posição, pode indicar que ele se sente seguro no ambiente.
Esfinge
Cães deitados com a barriga no chão e a cabeça sobre as patas dianteiras estão em estado de alerta relaxado.
É comum ver essa pose em cães que querem descansar, mas ainda estão atentos ao ambiente.
Super-Homem
De barriga para baixo, patas traseiras esticadas para trás e dianteiras para frente, essa posição é comum em Pugs, Buldogues Franceses e outros cães com estrutura mais compacta.
Indica que o cão está relaxado, mas pronto para agir a qualquer momento.
Barriga para cima
Cão dormindo de costas com a barriga e patas para cima? É porque ele sabe que nunca vai precisar pagar um boleto.
Essa posição mostra que o cão está completamente à vontade e confia totalmente no ambiente. É sinal de segurança e descontração total.
Rosquinha
Cães enroladinhos, como uma bolinha, estão provavelmente em busca de conforto, calor ou proteção.
Pode indicar que o pet é mais reservado, está se adaptando a um novo ambiente ou até sentindo algum desconforto.
Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.