Sucesso! Seguidores zoam gato frajola por ser gordo e comentários inspiram música de pagode
Por Larissa Soares em Gatos
Pituco, um frajolinha de seis anos que vive em Vitória (ES), é conhecido por dois atributos inconfundíveis: o mau humor adorável e a grande fofura.
Apesar de serem fãs, os seguidores do gato não deixam a barriguinha saliente passar despercebida e usam toda a criatividade para comentar.
Desde comparações com baleias e leitões, até trocadilhos, como “pança de neve e as sete refeições”, os comentaristas se superam.
Mas, há algum tempo, Pituco cansou e decidiu dar o troco nas zoeiras da melhor forma possível.
Ele reuniu os melhores (ou piores) comentários, usou inteligência artificial e criou um pagode:
O vídeo viralizou, somando mais de 346 mil visualizações. E, claro, os comentários continuaram, ainda mais criativos:
“Calma aí, Exalta Janta”, disse um.
“A caixa de areia desse gato é o cenário de Duna”, brincou outro.
“Não se irrite, Pituco, você é maior que isso tudo”, disse um terceiro.
“Os fãs são os próprios haters KKKKKKK”, resumiu um seguidor.
Apesar de tudo, Pituco segue tranquilo, de pança pro alto, ignorando as críticas. Ele faz acompanhamento veterinário e sabe que, com ou sem barriga, é muito amado pelos fãs.
‘Pelanquinha’ na barriga é normal?
Nem toda barriga de gato é sinal de obesidade!
Segundo a veterinária Nicole Savageau, ao PetMD, o que muitos confundem com “barriga gorda” pode, na verdade, ser a bolsa primordial, uma aba de pele que fica pendurada entre as patas traseiras.
Essa “pelanquinha” é totalmente natural e até comum em felinos, inclusive nos selvagens como leões e tigres.
Os especialistas acreditam que ela pode servir para proteger os órgãos internos em brigas, dar flexibilidade na hora de correr e pular, e até armazenar mais comida em uma única refeição.
Ou seja: pelanca não é sinal de obesidade.
Mas e a obesidade felina?
De acordo com a VCA Animal Hospitals, gatos são considerados acima do peso quando estão de 10% a 20% acima do ideal e obesos quando passam dos 20%.
O peso varia de raça, mas, no geral, em SRD, fica entre 4 e 5 kg.
Você também pode se basear por essa representação:

Riscos da obesidade
Os riscos da obesidade felina vão muito além da estética e dos comentários nas redes.
A obesidade em felinos está associada a diabetes, doenças cardíacas, problemas nas articulações, pedras na bexiga e até lipidose hepática, uma condição grave que pode ser fatal.
Além disso, o excesso de gordura provoca inflamações silenciosas no corpo, tornando o gato mais vulnerável a doenças em geral.
Se o seu gatinho está com dificuldade para se limpar, não consegue pular como antes ou ofega com facilidade, pode ser hora de rever a alimentação e conversar com um veterinário.
Você pode seguir Pituco no Instagram (@pitucosss).
Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.