'Um querido!': Cachorro se apaixona por 'assaltante' que invadiu sua casa, roubou itens e brincou com ele
Por Larissa Soares em Humor
Como o seu pet reagiria se alguém invadisse a sua casa? É isso o que vários tutores ao redor do mundo estão testando com seus cães. E os resultados estão ótimos!
Nos últimos dias, o vídeo de um suposto ladrão furtando uma residência tem circulado pela internet.
Nele, um homem mascarado coloca alguns itens dentro da mochila enquanto o ‘cão de guarda’ assiste tranquilo, deitado no sofá.
Depois, o homem se aproxima do pet e começa a fazer carinho, rolar no chão e brincar como se a dupla já tivesse compartilhado vários churrascos de domingo.
“Donos: o homem levou tudo! Cachorro: Sim. Um querido ele!”, brincou um internauta.
“‘Vou pegar um cachorro para proteger a casa’. O cachorro: quem protege é Deus”, brincou outro.
Fofo? Sim! Mas será que é real?
O vídeo está sendo compartilhado por diversas páginas de humor, cada uma contando uma história diferente — algumas dizem ser um assalto em Londres, outras nos Estados Unidos ou até mesmo no Brasil.
No entanto, não há nenhuma fonte oficial confirmando o fato. Pelo menos, não com esse cão em específico. (Já esse Golden Retriever aqui…)
Ao que tudo indica, o vídeo faz parte da nova brincadeira que os tutores estão fazendo, para testar como seus cães reagiriam diante de uma situação extrema.
Em vídeos semelhantes, um tutor finge ser um assaltante enquanto o cão está comendo.
Geralmente usando uma máscara ou cobrindo o rosto, um dos humanos simula uma invasão ou ataque ao outro tutor, tudo na frente do cão, que, em tese, deveria protegê-los.
Na maioria dos casos, os cães continuam comendo ou até brincam com o “invasor”.
Mas será que esse ‘teste’ funciona?
O fato é que a gente, muitas vezes, acaba subestimando a inteligência dos nossos amigos de quatro patas.
Ao contrário de nós, o principal sentido do cão não é a visão, mas sim, o olfato.
De acordo com a VCA Animal Hospitals, os cães têm mais de 100 milhões de receptores olfativos (contra os nossos 6 milhões) e a parte do cérebro deles dedicada ao olfato é 40 vezes maior que a nossa.
Eles podem detectar cheiros com uma precisão 10 mil vezes superior à dos humanos.
Mesmo que o tutor coloque uma máscara ou mude o tom de voz, o cão provavelmente sabe exatamente quem está ali pelo cheiro, pela postura corporal, pela forma como a pessoa se move.
E tem mais: segundo a especialista Sarah-Elizabeth Byosiere, do Thinking Dog Center, cães também são mestres em ler a expressão dos olhos humanos.
Estudos mostram que eles prestam muito mais atenção aos olhos do que à boca, mesmo quando o rosto está totalmente visível.
Além disso, eles são capazes de seguir o olhar humano e interpretar gestos sutis, como o ato de apontar.
Ou seja: o rosto coberto pode até causar confusão inicial, mas os cães usam um conjunto de pistas, como o olfato, som, postura e movimentos, para montar o ‘quebra-cabeça’.
Ele ainda te ama
Claro, nem todos os cães vão reagir da mesma forma. Alguns são mais protetores, outros são mais sociáveis.
Mas é importante lembrar que muitos cachorros não entendem um “ataque encenado” como uma ameaça real. Eles podem perceber que a pessoa, apesar da máscara, não está de fato oferecendo perigo.
Um cão que não “salva” o tutor numa encenação não é menos leal. Ele só está interpretando os sinais que realmente importam para ele.
Vale lembrar também que essa brincadeira é diferente de treinos de cães de proteção, feitos com profissionais.
Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.