No Pernambuco, cachorrinha que recém virou mãe e perdeu filhotes chora de alegria ao rever dois deles

Por
em Cães

Pretinha é uma cachorrinha comunitária que deu à luz 11 filhotes.

Ela é cuidada com muito carinho pelos moradores de Salgueiro, em Pernambuco, que acompanham de perto a rotina da mamãe e seus bebês.

Só que, infelizmente, um ato cruel fez essa mãezinha chorar dia e noite, deixando a comunidade com o coração partido.

Alguém retirou seus filhotes, e desde então, Pretinha passou a caminhar pelas ruas inquieta, procurando por eles e chorando sem parar.

Felizmente, dois dos filhotes retornaram, trazendo um pouco de alento para o coraçãozinho aflito de Pretinha.

A separação

A estetiscista Vandiane Alencar que conhece Pretinha contou que a cachorrinha passou dias de angústia depois que sua ninhada foi roubada.

A vira-latinha vivia perto de um supermercado quando um homem passou por ela, colocou os filhotes dentro de uma caixa e os levou embora.

Pretinha, que tinha acabado de dar à luz, ficou desesperada ao ver seus filhotes sendo levados.

Sem saber a quem recorrer, a vira-latinha correu até a porta de uma mulher que costuma ajudá-la e começou a chorar desesperadamente.

A mulher ficou tão aflita quanto a vira-latinha e imediatamente buscou a ajuda dos vizinhos. Foi então que verificaram as câmeras de segurança do supermercado e descobriram a verdade.

A comunidade foi atrás do homem na tentativa de resgatar os filhotes. No entanto, ele devolveu apenas dois, alegando que havia levado somente aqueles.

Veja:

Os outros nove filhotes seguem desaparecidos, e a comunidade continua em busca de respostas, na esperança de reuni-los com a mãe.

Repercussão

Quando Vandiane Alencar soube do caso, compartilhou um vídeo em seu perfil no TikTok, @vandianealencar, como forma de desabafo ao saber que alguém teve coragem de separar uma mãe de seus filhotes recém-nascidos.

A publicação feita no dia 5 de julho acumulou mais de 95 mil visualizações e centenas de comentários.

"Tadinha, os animais tem mais amor do que um ser humano", comentou uma internauta.
"Mãe é mãe", declarou outra.

Assista:

Querida da Pretinha!

Cadelas sentem a separação dos filhotes?

Quando filhotes são separados da mãe muito cedo, a cadela também sente a ausência, e isso impacta tanto o bem-estar dela quanto dos filhotes.

De acordo com um artigo recente da PNAS, filhotes que choram na ausência da mãe (vocalizações de preocupação) ativam comportamentos maternos e liberam ocitocina, um hormônio essencial para vínculo e cuidado caloroso.

Isso mostra como a mãe sente e responde emocionalmente à separação.

Além disso, em um estudo de 1993 publicado no Journal of the South African Veterinary Association, pesquisadores observaram que filhotes separados precocemente apresentaram sinais precisos de estresse por separação, correlacionados a prejuízos na saúde.

Já a mãe também responde à dor da ausência dos filhos, afetando o comportamento e podendo sofrer com angústia e menor interação materna .

Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.

Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.

Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.

Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.