Logomarca Amo Meu Pet

Como filhote de coruja dorme? A resposta é mais fofa do que você imagina

Por
em Aqueça o coração

Pense em um filhote de coruja dormindo.

Se você nunca viu, talvez tenha imaginado ele encolhido em um ninho ou apoiado em um galho, certo? Pelo menos foi isso o que eu imaginei.

Mas a resposta é hilária e absurdamente fofa:

Por que os filhotes de coruja dormem assim?

De acordo com o veterinário e apresentador australiano Dr. Chris Brown, os filhotes de coruja dormem de bruços com a cabeça caída para o lado por um motivo muito simples: a cabeça é grande demais para ser sustentada.

Mesmo sendo pequenos, esses filhotes já têm cabeças enormes e bem desenvolvidas, com estruturas voltadas à captação de sons e imagens.

“Sim, é verdade. Filhotes de coruja realmente dormem de bruços. [...] É normal não conseguir lidar com tanta fofura”, brincou o Dr. Brown em seu site Drool Pet.
  • Filhotes de coruja dormem de bruços pois ainda não têm força para sustentar a própria cabeça.
  • Essa posição é completamente normal e necessária para que eles consigam respirar bem durante o sono.

Eles sonham muito!

Outra curiosidade revelada por Dr. Chris Brown é que os filhotes de coruja têm uma quantidade elevada de sono REM (a fase do sono em que ocorrem os sonhos).

Ou seja, eles sonham bastante.

E quando crescem?

À medida que crescem e desenvolvem força muscular, as corujas passam a dormir como os adultos: em pé, empoleiradas e tentando se camuflar no ambiente, geralmente com os olhos semicerrados.

Dormir em pé é comum para aves, mas esse comportamento não é possível nos primeiros estágios da vida das corujinhas.

Outras curiosidades incríveis sobre corujas

Aproveitando o clima de encanto com esses filhotes, separamos algumas curiosidades fascinantes sobre corujas, compartilhadas pela National Audubon Society:

  • Orelhas assimétricas: muitas espécies de corujas têm orelhas em alturas diferentes, o que ajuda na localização precisa de sons em 3D.
  • Olhos tubulares: os olhos das corujas não são esféricos e nem se mexem. Por isso, elas têm uma excelente percepção de profundidade.
  • Rotação de pescoço de até 270°: graças a um sistema que acumula sangue, as corujas conseguem girar o pescoço sem cortar a circulação cerebral.
  • Corujas caçam corujas: sim, algumas espécies são predadoras naturais de outras. A natureza é mesmo sem cerimônias.
  • As menores e as maiores: a minúscula coruja-duende tem só 13 cm de altura, enquanto a enorme coruja-cinzenta-grande pode chegar a 81 cm.

Dormir de forma fofa não é exclusividade das corujinhas

As corujinhas não são as únicas a arrancarem suspiros na hora de dormir. As lontras-marinhas, por exemplo, também têm hábitos de sono curiosos e encantadores.

Segundo a Discover Magazine, elas costumam dormir:

  • De mãos dadas com outras lontras
  • Abraçadas aos filhotes
  • Enroladas em algas como se fossem cobertores

Esses comportamentos ajudam a manter o grupo unido, conservar calor e evitar que se afastem umas das outras enquanto flutuam.

Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.