Logomarca Amo Meu Pet

Reação de golden retriever após término de férias rende risadas e conquista a web

Por
em Cães

Quem não ama férias? E quem não fica triste quando elas acabam?

O golden retriever Atlas Hill, de apenas nove meses, é o tipo de cachorro que aproveita cada segundo, principalmente quando as férias envolvem uma viagem com muita água para brincar.

Isso porque, assim como a maioria dos cães dessa raça, Atlas é apaixonado por nadar, correr na areia e se molhar o tempo todo.

A alegria dele é visível sempre que vê uma praia, lago ou até mesmo uma piscininha inflável.

Veja:

Por isso, quando a diversão acaba ele fica muito triste e consolá-lo não é uma tarefa nada fácil.

Seus tutores, que são da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, precisam ter muita paciência para lidar com a carinha triste de Atlas toda vez que as férias chegam ao fim e é hora de voltar para casa.

Férias, por que acabar tão rápido?

Acho que foi exatamente isso que Atlas pensou depois de passar uma semana viajando com seus tutores por uma região com lago.

Ao voltar para casa, ele parecia não aceitar que a diversão havia chegado ao fim. Sentou-se no sofá com a cabeça cabisbaixa, olhando para o nada, como quem diz: "Já acabou mesmo?"

Seu jeitinho triste foi filmado e compartilhado no perfil do Instagram do pet, @atlas.the.golden.boy, no dia 8 de julho, e conquistou o coração dos internautas, provando que nem só os humanos sofrem com o fim das férias.

"Eu nasci para ser um cão de lago, isso não é justo", diz a legenda.

A publicação acumulou mais de 1,5 milhão de visualizações e cenetas de comentários.

"Tristeza pós-férias! Espero que você consiga voltar antes do verão acabar!", consolou uma internauta.
"Hora de se mudar, mamãe e papai!", cogitou outra.
"Voltar de férias é triste para todos!", declarou um terceiro.

Assista:

Por que será que Atlas reagiu assim?

A reação de Atlas ao voltar das férias pode parecer exagerada, mas tem explicação científica.

Segundo especialistas da ASPCA (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals), mudanças na rotina e no ambiente podem causar estresse e sinais de apatia em cães, especialmente após períodos de alta estimulação, como viagens, passeios e interações constantes.

Durante uma semana de férias em uma região com lago, Atlas viveu experiências novas, com liberdade para brincar e gastar energia.

O retorno à rotina - com menos estímulos e tempo de lazer - pode ter provocado o que os veterinários chamam de estresse por transição ou “blues pós-férias”.

É comum que cães apresentem comportamentos como ficar cabisbaixos, quietos, ou até recusar brincadeiras, como forma de adaptação à mudança.

Esse tipo de comportamento é semelhante à ansiedade de separação leve, e não indica necessariamente um problema grave, mas sim a necessidade de um ajuste gradual à rotina.

Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.

Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.

Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.

Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.