Logomarca Amo Meu Pet

Mesmo debilitado, cão foge de cativeiro, é resgatado e mostra que ainda é um verdadeiro bebezão

Por
em Cães

Há cerca de três meses, Gabriel Chaves, fundador do abrigo de animais Casa do Vira Lata, em Guarulhos, São Paulo, recebeu um pedido de socorro: um cachorro desnutrido havia sido visto vagando pelas ruas após fugir do cativeiro onde vivia.

Com o coração apertado, Gabriel foi até o local sem pensar duas vezes, decidido a oferecer ao animal uma nova chance de vida.

Ao chegar, percebeu que a situação era ainda mais grave do que imaginava. O cão não estava sozinho. Outros dois também viviam em condições precárias, debilitados e expostos, todos precisando urgentemente de resgate e cuidados.

Felizmente, agora esse trio corajoso não precisa mais viver com medo.

Dois meses após o resgate, Gabriel compartilhou a transformação de um dos cães. O vira-latinha revelou sua verdadeira essência: um bebezão carente, que ama colo, carinho e uma vida cercada de afeto.

O caso

Os cães pertenciam a uma família que, ao se mudar, tomou uma decisão cruel: em vez de entregá-los a um abrigo, protetor ou disponibilizá-los para adoção, optou por deixá-los trancados no fundo da casa, sem acesso a água, comida ou qualquer tipo de cuidado.

Lá, permaneceram por dias, completamente abandonados à própria sorte, até que um deles conseguiu escapar e revelar a situação de maus-tratos em que todos se encontravam.

Segundo Gabriel, ao ser encontrado, o estado do cachorro chocou os moradores da região. Ele estava extremamente magro, fraco e com o olhar perdido, o que comoveu todos que presenciaram a cena.

"Incapaz de escolher ou ignorar esse fato trouxemos todos para a casa", diz uma publicação do abrigo.

Assista:

Os pobrezinhos estavam definhando, sem forças sequer para latir. Como desabafou o protetor: "Com a saúde roubada pela maldade humana", eles mal conseguiam reagir ao sofrimento que estavam vivendo.

"Esse caso mexeu muito comigo. Os cães estavam à beira de morrer por inanição. Não há palavras que possam expressar a tristeza e a revolta", disse o protetor. "Sei que esse sentimento é compartilhado, mas um dia a conta chega."

Abandonar cães é considerado maus-tratos e constitui crime previsto em lei no Brasil.

De acordo com o artigo 32 da Lei nº 9.605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, é crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados.

A pena para esse tipo de crime é de detenção de três meses a um ano e multa.

A legislação foi atualizada pela Lei nº 14.064/2020, conhecida como Lei Sansão, que aumentou a pena quando os maus-tratos são cometidos contra cães ou gatos.

Nesses casos, a punição passou a ser de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda do animal.

Essa mudança foi motivada por casos graves de crueldade e representa um avanço na luta contra o abandono e a violência animal.

Segundo o portal oficial do Governo Federal (Gov.br), são considerados maus-tratos: abandonar, não alimentar adequadamente, deixar o animal sem acesso à água, mantê-lo preso em espaços inadequados, não oferecer cuidados veterinários, e qualquer forma de agressão física ou psicológica.

Isso inclui, portanto, deixar um animal para trás durante uma mudança de residência, como no caso relatado, o que configura crime e deve ser denunciado.

Se os antigos tutores irão ser punidos ou não, não foi informado. Mas uma coisa é certa: Gabriel não estava disposto a cruzar os braços diante do sofrimento daqueles cães.

Ele se dedicou por completo para salvar aquelas vidinhas e garantir a elas uma nova chance de viver com dignidade, segurança e amor.

"O que nós podemos fazer agora? Focar na melhoria de vida dessas joias, devolver a dignidade de cada um deles e prepará-los para viver o sonho mais lindo, o sonho do lar responsável, com uma família amorosa e verdadeira por que nunca é tarde para conhecer o amor", declarou.

Recomeço

Os vira-latinhas resgatados passaram por exames e apresentavam condições graves de saúde: estavam anêmicos, debilitados e doentes.

A fêmea branca foi a que mais preocupou os veterinários. Ela carregava filhotes mortos no útero, além de apresentar sinais de infecção uterina, sepse e suspeita de piometra - uma condição grave e potencialmente fatal.

Diante da gravidade, ela foi submetida a uma cirurgia de emergência no dia seguinte ao resgate.

suspeita de doença do carrapato em todos os cães, o que exigirá tratamento prolongado e muito cuidado. Apesar de todos os desafios, agora eles não estão mais sozinhos. Não estão mais escondidos para morrer. Eles foram vistos e agora contam com quem lute por eles.

Dois meses se passaram desde o resgate, e Gabriel compartilhou um vídeo emocionante do cachorrinho que havia fugido.

Agora, seguro no colo, ele aparece visivelmente mais forte, mostrando o quanto ganhou peso e como tem se recuperado com amor e cuidado.

“Hoje está forte, lindo, pronto para ser feliz em um recomeço de amor. Eles só precisam de uma chance”, escreveu Gabriel.

As imagens foram publicadas no perfil do Instagram do abrigo, @casadoviralata, no dia 9 de junho, acumulando mais de 218 mil visualizações e centenas de comentários comovidos.

“Ele é tão amoroso, espero que uma alma boa lhe dê um lar com muito amor e carinho”, comentou uma internauta.
“Deus abençoe essas pessoas maravilhosas que acolhem esses anjos”, declarou outra.
“Que ele encontre uma família responsável, que cuide desse príncipe lindo com todo o carinho do mundo”, desejou uma terceira.

Assista ao vídeo:

E o mais lindo de tudo é que, apesar de todo o sofrimento que viveu, esse amadinho ainda consegue mostrar um coração cheio de doçura, esperança e vontade de confiar novamente.

Sobre a Casa do Vira-Lata

O projeto liderado por Gabriel Chaves começou de forma simples, mas com um propósito nobre.

Tudo teve início quando alguns filhotes foram abandonados perto de uma obra localizada em uma estrada perigosa que liga várias cidades.

Preocupado com a segurança dos animais, Gabriel decidiu acolhê-los. Ao todo, resgatou 17 filhotes com sarna, cuidou da recuperação de cada um e, em pouco tempo, criou um perfil nas redes sociais chamado "Adota um Cão".

Em apenas cinco meses, conseguiu encontrar lares responsáveis para todos eles.

A experiência o inspirou a continuar. Em janeiro de 2020, nasceu oficialmente a Casa do Vira Lata, que desde então já resgatou e encaminhou milhares de cães e gatos para adoção responsável.

O processo de adoção é conduzido com responsabilidade e critérios bem definidos.

Os interessados passam por uma entrevista virtual, precisam enviar um áudio com a aprovação de todos os moradores da casa, além de mostrar vídeos do ambiente onde o animal ficará. Gabriel também realiza uma visita pessoal para garantir que o local seja adequado.

Mesmo após a adoção ser concluída, ele continua acompanhando o animal, oferece suporte ao novo tutor e, quando possível, viabiliza a castração gratuita dos filhotes, por meio de parcerias com clínicas veterinárias.

Para que esse trabalho tão importante possa continuar salvando vidas, Gabriel conta com a ajuda de doações. Quem quiser contribuir pode enviar qualquer valor via PIX para: contato@casadoviralata.com.br.

Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.

Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.

Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.

Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.