Moça encontra cão que trabalha há 10 anos no mesmo lugar indo para o serviço e pressa chama a atenção
Por Larissa Soares em CãesTodos os dias úteis ele acorda cedo, sai de casa, atravessa uma passarela rapidamente para não perder o horário e chega no escritório. O nome dele é Mix, e sim, ele é um cachorro.
Mix já “trabalha” em uma loja de móveis em Cotia, São Paulo, há quase 10 anos, mas foi só recentemente que ele chamou a atenção dos internautas.
Apesar de não preencher planilhas, atender telefone ou montar móveis, Mix é considerado parte fundamental da equipe.
Seu trabalho consiste basicamente em circular pela loja, receber clientes com simpatia, dormir em posições estratégicas e, claro, aceitar carinhos com profissionalismo. Tudo isso com a pontualidade de um funcionário exemplar.
A rotina de Mix chamou atenção depois que uma funcionária da loja resolveu filmar a ida dele para o trabalho.
No vídeo, ela tenta acompanhar o cachorro, ofegante, enquanto ele segue apressado pela calçada e depois pela passarela.
“Esse é o Mix. Ele mora ali. Só que ele trabalha onde eu trabalho, tá? Então todo dia de manhã ele vem, atravessa a passarela porque ele não é burro e vai pra Mix”, explica, enquanto filma o trajeto.
Ao final do trajeto, Mix entra tranquilamente na loja, abanando o rabo, pronto para mais um dia. “Já bateu seu ponto, agora vai trabalhar, né, lindo?”, brinca a funcionária.
Ela conta que o cachorro faz esse percurso toda manhã e, quando é sete horas, ele volta para casa.
O vídeo viralizou no TikTok (@mixocachorro) e ultrapassou as 500 mil visualizações, com milhares de curtidas.
Nos comentários, não faltaram palpites sobre o cargo de Mix: “vigia”, “supervisor”, “marketing”, “recepcionista”, “RH”.
Mas a responsável pelo perfil garantiu:
“Ele é o dono da empresa.”
E, claro, os internautas logo questionaram sobre o salário do funcionário exemplar.
“Claro! Mas [ele recebe] tudo em carne, ele que optou o pagamento ser assim.”
E sim, Mix tem folga. Aos domingos, ele simplesmente não aparece.
“Às vezes ele vem aos sábados, mas na maioria das vezes folga também.”
A rotina de Mix pode parecer apenas fofa e engraçada, mas ela ilustra um movimento cada vez mais presente: a presença de cães no ambiente de trabalho.
Segundo a organização Four Paws, permitir a entrada de cães no escritório pode trazer benefícios para os funcionários e para a empresa como um todo.
A presença de cães no ambiente de trabalho
Estudos mostram que cães ajudam a reduzir o estresse, aumentar a interação social e até melhorar as habilidades cognitivas. A presença de um cão no ambiente de trabalho contribui para um clima mais leve e pode até diminuir o risco de burnout.
Um estudo citado pela Four Paws comparou três grupos de funcionários: um com cães no escritório, outro com cães em casa, e um terceiro sem cães.
Os resultados mostraram que os funcionários que levaram seus cães ao trabalho apresentaram níveis de estresse significativamente mais baixos ao longo do dia.
Além disso, os cachorros incentivam pequenas pausas ao longo do expediente, como uma volta rápida no quarteirão ou um momento de carinho, o que colabora para o bem-estar mental e físico dos trabalhadores.
Até mesmo quem não tem pet se beneficia, já que o simples convívio com os cães dos colegas cria laços, melhora o humor e torna o ambiente mais acolhedor.
Mix talvez não saiba disso tudo. Ele só sabe que, de segunda a sexta, tem um lugar onde é querido e amado.
Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.