Carneiro vai até porta de casa e insiste para que tutora o acompanhe para ver que algo estava errado
Por Larissa Soares em Aqueça o coraçãoRecentemente, a empreendedora Jana Brandão estava pronta para sair, quando o carneiro da família apareceu na porta de casa.
Zé, o carneiro que mora em Alvorada, no Rio Grande do Sul, começou a dar leves cabeçadas na tutora, como se quisesse mostrar que algo estava errado. E estava mesmo.
Curiosa, Jana resolveu seguir o alarme e foi levada até o quintal, onde se deparou com o varal de roupas completamente tombado, com as roupas no chão.
E o melhor de tudo é que o Zé não apenas parecia satisfeito por ter avisado, como também ficou visivelmente feliz ao receber os agradecimentos. Olha só:
O vídeo já ultrapassa 1,4 milhão de visualizações no Instagram e gerou muitas gargalhadas entre os internautas.
“Ele todo felizinho com o elogio, dengoso”, comentou uma pessoa.
“Prontoooo, agora eu quero um carneiro também!”, disse outra.
Outros especularam que o próprio Zé pudesse ter derrubado o varal e voltado para se redimir.
“Pela risadinha, acho que ele mesmo que aprontou!”, disse um internauta.
"Não sei quem derrubei...", brincou mais um.
Curiosidades sobre ovelhas
De acordo com a Sociedade da Colúmbia Britânica para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (BC SPCA), as ovelhas (e carneiros, que são os machos da espécie) são animais incrivelmente inteligentes, emocionais e sociais, apesar da fama injusta de serem “bobas” ou “seguidoras do rebanho”.
Confira algumas curiosidades fascinantes (e fofas) sobre eles:
- Pupilas retangulares com visão de quase 320°: as ovelhas conseguem ver quase tudo ao redor sem mover a cabeça, o que é ótimo para detectar predadores (ou varais tombados).
- Reconhecimento facial: estudos mostram que ovelhas conseguem reconhecer até 50 rostos diferentes de outras ovelhas, e também de humanos. Inclusive, são capazes de lembrar desses rostos por até dois anos!
- Expressam emoções complexas: elas podem demonstrar alegria, medo, tédio, empatia e até otimismo ou pessimismo.
- Cada uma com sua personalidade: assim como cães e gatos, ovelhas têm traços únicos. Algumas são mais ousadas, outras mais tímidas. O Zé, claramente, está no grupo dos carismáticos.
- Laços fortes com o grupo (e com humanos): as ovelhas são animais extremamente sociais. Elas sofrem quando estão isoladas e preferem ficar perto dos seus “amigos”, inclusive humanos.
- Capacidade de automedicação: acredita? Elas conseguem identificar plantas que as fazem se sentir melhor e até ensinam isso aos filhotes.
- Muitas raças e chifres: existem mais de 1200 raças de ovelhas domésticas. E, entre essas raças, há algumas com dois, quatro e até mesmo seis chifres!
- Brincam com os amiguinhos: nos rebanhos, os cordeirinhos se reúnem em grupos para brincar.
E será que o Zé realmente sorriu?
Segundo a BC SPCA, ovelhas conseguem reconhecer expressões faciais e responder a elas. Ou seja, é possível que Zé tenha entendido o tom da voz de Jana como um elogio e reagido com o “sorriso sem jeito” que fez a internet cair de amores.
Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.