Sofrendo com artrite grave, cachorro não consegue brincar de buscar bolinha - mas seu amigo está ali para ajudar
Por Larissa Soares em Aqueça o coraçãoQuando a vida começa a impor limites ao corpo, nada como ter um bom amigo ao lado. E, no caso de Blue, um pastor-australiano de seis anos, essa ajuda veio do Sr. Darcy, o gato frajola da casa.
Diagnosticado com artrite severa desde os três anos, Blue não consegue mais correr como antes. Atividades simples, como brincar de buscar bolinha, se tornaram difíceis e até dolorosas.
Mas Blue tem sorte de contar com o Sr. Darcy, um gato que inicialmente chegou como lar temporário, mas assumiu o papel de ajudante oficial de bolinha.
E, de quebra, ele ainda ganhou um lar definitivo e o coração de milhares de pessoas nas redes sociais.
“Trabalho em equipe”
Um vídeo do TikTok (@blue.the.bluey) mostra Blue se posicionando ao lado da bolinha, pronto para fazer sua parte.
O tutor arremessa o brinquedo do outro lado da cozinha. E quem é que pega? O Sr. Darcy!
Ágil, ele intercepta a bolinha antes que ela fuja para muito longe e dá sinal verde para Blue.
Blue, então, caminha tranquilamente até o ponto onde o gato o espera. Pega a bolinha com calma e os dois retornam juntos, lado a lado, como se essa coreografia tivesse sido ensaiada por semanas.
O “trabalho em equipe que faz o sonho funcionar”, como escreveu a tutora no vídeo, já ultrapassou 635 mil visualizações e 171 mil curtidas.
"Eu não estou chorando. Você está chorando", comentou um internauta.
“É tão fascinante como eles descobrem essas coisas entre si. Depois, descobrimos o que eles já estavam fazendo”, disse outro.
Artrite em cães
Segundo o VCA Animal Hospitals, a osteoartrite (OA) é uma condição complexa que envolve inflamação e degeneração nas articulações. Ela pode ser causada por vários fatores, como:
- Peso corporal elevado
- Predisposições genéticas
- Histórico de lesões
- Anormalidades articulares
E, diferentemente do que muitos acreditam, não é uma condição exclusiva da velhice.
Entre os sinais mais comuns estão:
- Rigidez ao andar
- Dificuldade para subir ou descer degraus
- Relutância em pular ou ser tocado
- Cansaço fácil durante caminhadas
- Agressividade incomum
Com o diagnóstico precoce e cuidados adequados, cães com artrite podem levar uma vida confortável. É o caso de Blue, que recebe suplementos, terapia a laser, usa suporte especial nas pernas e, claro, conta com a ajuda emocional e física de seu melhor amigo felino.
Algumas adaptações podem fazer grande diferença para cães com artrite:
- Camas macias e acolchoadas
- Tigelas elevadas
- Pisos antiderrapantes
- Rampas de acesso ao sofá ou carros
- Exercícios adaptados, sob orientação veterinária
O amor supera qualquer limitação
Essa não é a primeira vez que vemos animais superando desafios com a ajuda de um companheiro.
Na própria publicação, um internauta compartilhou o relato:
“Nossa gata idosa ficou cega e notamos que nosso cachorro começou a andar na frente dela o tempo todo. Percebemos que ele está deixando que ela corra em direção a ele em vez de contra as paredes. É tão emocionante como ele a ajuda. Animais são preciosos demais!”
Outro caso emocionante que nós já mostramos aqui foi o de Maisy, uma golden retriever que sempre ajuda seu “irmão” surdo, Levi, a perceber quando os tutores chegam em casa:
E o mais incrível é que Maisy nunca foi treinada para isso. Ela simplesmente compreendeu a necessidade de Levi e passou a ajudá-lo espontaneamente.
Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.