Instinto protetor: Border collie encontra filhote de curicaca no chão e imediatamente começa a protegê-lo como se fosse seu

Por
em Mundo Animal

João Dias Almeida está acostumado com as surpresas que a vida no campo proporciona. Ele convive com diversas espécies de animais no sítio onde vive, em Itapeva, interior de São Paulo.

Mas, mesmo assim, se surpreendeu com o comportamento de um de seus cães, o border collie Jack.

Certa manhã, um filhote de curicaca com a asinha machucada caiu do ninho. A ave parecia indefesa. Foi então que Jack entrou em cena.

“Jack está querendo cuidar”, disse João em um vídeo que viralizou no Instagram.

Nas imagens, o cão aparece deitado ao lado do filhote, choramingando e cheirando com delicadeza, como se tivesse plena consciência da fragilidade do novo amigo.

Além do instinto protetor do cão, o tutor também deu sua contribuição: limpou a ferida, aplicou medicação e ofereceu minhocas ao filhote.

O resto do cuidado ficou por conta de Jack, que assumiu a missão de proteger a ave.

“Cuida do teu moleque, Jack”, brincou João no vídeo.

Nos comentários, internautas se derreteram pela atitude do cão. Uma seguidora comentou:

“Acho que o Speed [outro cão do sítio, um pastor belga] não matou a ave por ver o exemplo do Jack! Incrível a inteligência dele”.
"Eu já vi em algumas contas no Instagram amizades lindas entre cães e aves. Boa sorte pra que ele sobreviva. Com o seu amor pelos animais tudo é possível", disse uma seguidora. “Sua arca de Noé está cada vez mais maravilhosa.”

E não faltaram elogios ao cão:

"Eu falo que o Jack é o meu preferido...", comentou um internauta. "Não canso de admirar o Jack", disse outro.

Uma raça que supera as expectativas

Segundo o American Kennel Club (AKC), o Border Collie é um cão muito inteligente, carinhoso e com forte impulso de pastoreio.

“Esses cães cheios de energia se acomodam para um momento de carinho quando o dia de trabalho termina”, descreve o AKC.

Com cerca de 45 a 56 centímetros de altura, os Borders são pastores atléticos e ágeis. Uma característica marcante da raça é o olhar atento, muitas vezes chamado de “olho de pastoreio”.

Além disso, a inteligência e capacidade de treinamento tornam esses cães estrelas em esportes caninos como agilidade e obediência.

Por serem tão espertos e cheios de energia, os Border Collies precisam de uma tarefa para se manterem mentalmente e fisicamente equilibrados.

E parece que a missão de Jack é proteger todos os animais indefesos que cruzarem seu caminho.

Quem é a curicaca?

A ave protegida por Jack é uma curicaca (Theristicus caudatus), uma espécie bastante comum em áreas abertas do Brasil, como campos e pântanos. O nome popular é onomatopaico, que, segundo o Wiki Aves, imita o som do canto característico da espécie: um grito forte e estridente que ecoa pelos campos.

A curicaca é uma ave da família Threskiornithidae, que pode medir até 69 centímetros de comprimento, com uma impressionante envergadura de até 1,43 metro.

A plumagem clara e o bico longo e curvo são ideais para buscar alimento no solo, que vai desde insetos a pequenos vertebrados.

Essas aves costumam viver em pequenos bandos e fazer ninhos em árvores ou rochas, onde colocam de dois a quatro ovos.

São animais diurnos e crepusculares, que gostam de voar alto e descansar no topo das árvores ao final do dia.

Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.