Logomarca Amo Meu Pet

Jovem fica sem entender nada após flagrar gato laranja em maca do Samu e situação chama atenção

Por
em Humor

Quem tem gato sabe: eles sobem onde querem, deitam onde não devem e sempre encontram o lugar mais improvável para tirar uma soneca.

E, claro, a cada dia eles conseguem se superar.

A internauta Bianca Ortega, de Osasco, São Paulo, flagrou um momento no mínimo curioso.

Segundo ela, uma moça havia passado mal na rua onde mora e o SAMU foi chamado para prestar socorro.

Tudo seguia normalmente, até que os socorristas puxaram a maca da ambulância.

E foi aí que um gato laranja encontrou uma boa oportunidade.

O felino, aparentemente um morador da vizinhança, pulou em cima da maca e se acomodou com toda a calma do mundo, como se aquele fosse o local mais natural possível para uma sonequinha.

A maca, recém-preparada para atender uma emergência, virou uma cama de gato:

O vídeo foi visto mais de 1,7 milhão de vezes e arrancou risadas de quem se identificou com o comportamento nada ortodoxo, mas totalmente felino.

“KKKKKKKKKKKKKKKK ele tomando banho pra dormir na maca”, riu um.
“Meu Deus, eu amo tanto os gatos kkkkkkkkkkkkkkkkkkk”, resumiu outro.

Muitos tentaram imaginar o que o gato estava pensando:

“O gato ‘rapaz, eu tô com uma dorzinha estranha bem aqui assim ó’”, brincou um.
“Ele contando para os outros gatos no telhado, ‘aí do nada, uma cama no meio da rua’”, imaginou outro.

E, claro, não poderia faltar o comentário sobre o gato ser laranja.

“Se reparar bem na cor…”, comentou uma pessoa, acumulando mais de 20 mil curtidas.
“Sempre essa paleta”, concordou alguém. “Adotei um dessa paleta há quase um mês.. olha, só Deus kkkk”, disse outra.

Por que os gatos amam subir em tudo?

De acordo com os veterinários do PetMD, o hábito de subir em superfícies elevadas está diretamente ligado aos instintos mais antigos dos gatos, mesmo os domesticados.

Gatos, na natureza, são tanto predadores quanto presas. Isso significa que, para sobreviver, eles precisam de bons pontos de observação para detectar presas… e também para fugir de predadores maiores. Um lugar alto, portanto, oferece visibilidade, segurança e controle do ambiente.

Por isso, mesmo vivendo em casas e apartamentos confortáveis, os gatos continuam buscando o ponto mais alto da sala, seja o topo da estante, o armário da cozinha ou até no lustre:

Além disso, os gatos também buscam esses lugares para evitar barulhos e movimentações indesejadas. Em casas com crianças, outros animais ou muita agitação, um ponto alto se torna um refúgio ideal.

Outro fator é o território. Em lares com mais de um gato, os espaços elevados ajudam a organizar a convivência: enquanto um domina o chão, outro pode se estabelecer nos locais altos, diminuindo conflitos.

E tem ainda uma razão que muita gente ignora: o calor.

Como o ar quente sobe, superfícies mais elevadas tendem a ser mais aconchegantes, principalmente em dias frios. Por isso, não é incomum encontrar gatos dormindo no topo da geladeira, na parte superior do sofá ou em cima de aparelhos eletrônicos.

Como lidar com esse comportamento (ou melhor: como aceitá-lo)

Para os tutores, entender esse comportamento é essencial para garantir o bem-estar do gato. Ao invés de brigar quando ele escala uma estante ou invade a bancada da cozinha, o ideal é criar espaços verticais próprios para eles.

Segundo o PetMD, uma boa estratégia é instalar prateleiras nas paredes ou liberar a parte superior dos móveis para que o gato possa explorar. Com isso, ele se sente mais seguro, entretido e respeitado em seus instintos.

Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.