Logomarca Amo Meu Pet

Equipe de limpeza abre forno destruído em enchente e animal de fuça linda salta de lá

Por
em Proteção Animal

Depois de semanas devastadoras de enchentes no Texas, nos Estados Unidos, um pequeno milagre veio de onde ninguém imaginava: um fogão.

Foi exatamente de lá que um gato pulou, assustado e desidratado, mas vivo, para surpresa de todos que estavam limpando os escombros deixados pela enchente.

O caso aconteceu na cidade de Kerrville, uma das mais afetadas pela tragédia. Karen Guerriero, presidente e cofundadora da organização de resgate Kerrville Pets Alive!, recebeu uma ligação incomum.

"Alguém de um grupo que estava limpando casas e escombros disse ter encontrado um gato dentro de um fogão", contou ao The Dodo. "Eles abriram a porta do forno e o gato pulou para fora. Estava apavorado, muito letárgico e se escondeu na varanda da frente. Nos ligaram para buscá-lo. Acho que ficaram completamente chocados."

Apesar do susto, o resgate reacendeu a esperança de todos envolvidos.

“Perdemos muitos animais por causa das enchentes. Este gato estava vivo e precisava de ajuda”, disse Karen.

Ninguém sabe ao certo como o gato foi parar dentro do forno, mas a hipótese mais aceita é que ele tenha buscado refúgio da água e, de alguma forma, ficado preso no eletrodoméstico.

O animal foi encaminhado às pressas para a clínica veterinária Freeman-Fritts Vet Clinic & Shelter, onde foi atendido pela médica-veterinária Shelby Key.

“Ele estava fraco, muito assustado, mas em melhor estado mental do que esperávamos”, relatou.

O gato apresentava queimaduras nas patas, sinais de desidratação e marcas de ter ficado submerso por algum tempo.

Ainda assim, quando recebeu um petisco, o felino não hesitou: comeu, bebeu água e mostrou que estava pronto para lutar pela vida.

“Gatos são muito bons em tentar se manter vivos”, disse a veterinária.

O gato recebeu o nome de Easy Bake, uma brincadeira com o famoso forno de brinquedo infantil, escolhida para tentar trazer um pouco de leveza em meio à dor da comunidade.

“Tivemos tantas perdas humanas e animais. Precisamos encontrar motivos para sorrir”, explicou a equipe da clínica.

Enquanto o Kerrville Pets Alive! tenta encontrar a família de Easy Bake, que pode ter perdido tudo na enchente, ele segue se recuperando na clínica. A organização também oferece abrigo temporário para pets de famílias que não têm onde deixá-los.

“Se não tiverem condições de levá-los de volta agora, dissemos: ‘Podemos cuidar do seu animal enquanto você se recompõe’”, contou Karen. “As pessoas perderam tudo.”

O fogão não é o primeiro esconderijo incomum escolhido por um animal.

Em fevereiro, outro caso curioso chamou a atenção: um esquilo foi encontrado dentro de um ventilador de radônio no sótão de uma casa nos Estados Unidos.

Monique, a moradora, achou que o ventilador estivesse quebrado e o deixou de lado para descarte. Mas, antes de jogá-lo fora, o marido notou um rabinho peludo saindo de entre as pás. Era um esquilo. E ele estava vivo.

O casal entrou em contato com o Centro de Vida Selvagem Raven Ridge, que resgatou o pequeno hóspede após sedá-lo levemente para evitar estresse.

Apesar de ter perdido um pouco de pelo, o animal estava saudável e logo foi devolvido à natureza.

Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.