'Assustador em Série': Cão pastor alemão fica famoso por planejar friamente o melhor momento para dar susto em pedestres
Por Ana Carolina Câmara em Cães
Você já passou pela situação de estar caminhando tranquilamente na rua quando, de repente, surge de uma casa um cachorro latindo e pulando no portão, te dando aquele susto e fazendo o coração disparar?
Eu já passei por isso e sei bem como é, o coração vai a mil, haha.
E é exatamente isso que acontece com quem ousa passar em frente à casa de Ash, um imponente pastor-alemão que parece planejar o momento perfeito para surpreender qualquer um que cruze seu portão.
Com seu instinto de proteção, ao sentir qualquer aproximação na calçada, Ash entra imediatamente em alerta, pronto para mostrar que aquele território tem dono.
Claro, ele não ataca, apenas late alto e se agita para afastar qualquer pessoa que se aproxime, cumprindo seu papel de guardião da casa.
Esse comportamento é natural em cães, particularmente aqueles criados para funções de vigilância: trata-se de uma forma de territorial barking (latido territorial), um instinto que alerta a presença de possíveis intrusos e protege seu território.
Segundo a especialista Stephanie Borns-Weil, comportamentalista veterinária da Tufts University:
"Se o seu cachorro late quando pessoas ou outros cães passam em frente à casa... é provável que ele esteja motivado, ao menos em parte, pela territorialidade".
A cena de Ash correndo para o portão para afastar ou cumprimentar é registrada pela câmera de segurança externa da casa. Achando graça da reação das pessoas, sua tutora compartilha os vídeos no perfil do TikTok, @mpena1315.
Mas foi uma gravação em especial que conquistou o coração da internet, levando milhões de usuários a comentarem e compartilharem o momento.
Na cena, um homem é visto caminhando na calçada com seu cachorrinho quando, de repente, Ash surge e dá um susto nos dois.
Após o momento de espanto, o homem logo se recompõe ao perceber que o pastor alemão não pretende atacar e que, preso atrás do portão, não oferece risco, seguindo tranquilamente seu caminho.
Já o cachorrinho, por outro lado, leva um susto tão grande que acaba tropeçando e rolando pela calçada, numa reação tão inesperada quanto engraçada.
Assim como os seres humanos, os cães se assustam diante de estímulos inesperados. Essa reação automática é chamada de startle response (reflexo de sobressalto), um mecanismo defensivo inato para proteger partes vulneráveis do corpo, como o pescoço ou os olhos.
Só acho que, nessa tentativa de se proteger, o cãozinho exagerou e acabou protagonizando uma cena hilária que fez todo mundo rir.
O vídeo, compartilhado no dia 17 de maio, recebeu a legenda: "Postando isso até receber o reconhecimento que merece KKKKKK".
A publicação acumulou mais de 11,9 milhões de visualizações e milhares de comentários.
"Pobre bebê de pelos. Eu me sinto culpada, mas estou rindo", escreveu uma internauta.
"O cachorro: eu não sou cachorro não, sou um pneu", comentou outro, rindo.
"Instinto de sobrevivência de um pãozinho doce", disse um terceiro.
Assista:
A risada só é válida porque o pobrezinho ficou bem, foi apenas um susto mesmo.
Outra vez foram dois jovens, voltando ou indo para a escola, que caminhavam despreocupados pela calçada quando Ash apareceu repentinamente no portão, fazendo ambos se sobressaltarem e acelerarem o passo, entre risos nervosos e olhares rápidos para trás.
Ash não perde tempo, né? Sabe como aproveitar cada oportunidade para mostrar quem é o “terror do bairro”. Acho que esses meninos nunca mais vão passar por ali sem lembrar da cena e ficar em alerta.
O vídeo foi compartilhado no dia 21 de maio com a legenda: "Mais um dia de ameaça". A publicação acumulou mais de 2,2 milhões de visualizações e milhares de comentários.
"Sinto como se ele estivesse dizendo 'você sabe que eu poderia pular essa cerca se quisesse'", escreveu um internauta.
"Literalmente parece que ele diz 'boo!' ah, garotinho Ash", comentou outra, entre risadas.
"Eu passei por lá uma vez e nunca mais. Eu sabia que parecia familiar", disse outra. A tutora respondeu: "Ahahahah, desculpe por termos assustado você!!!".
Confira:
Já no início de junho, Ash deu um susto em dois homens que, sem disfarçar, deixaram evidente o quanto são medrosos, rs.
Isso porque Ash estava pleno, deitado no quintal de casa, e quando ouviu os homens passando correu até o portão, como de praxe.
Deu um leve latido e saiu atrás de sua irmã canina, Ada, da mesma raça, que ao contrário dele não gosta de aterrorizar ninguém.
Por sua vez, os homens levaram um susto tão grande que um chegou a se agachar, o outro correu e ambos acabaram se refugiando no meio da rua.
A cena que recebeu a legenda "Outro “boo, te peguei” chegando ao vivo para você", acumulou mais de 174 mil visualizações e centenas de comentários.
"Hahahahahah eu também tenho um pastor-alemão, mas do jeito que o seu late só uma vez, sinto que ele sabe o poder que tem e faz isso só por diversão", comentou um seguidor.
"Meu cachorro favorito da internet, ele sabe o que está fazendo", disse outra.
"Ele percebeu 100% que latir uma vez depois de correr silenciosamente até a cerca já é o melhor susto", escreveu outra.
Nos comentários, com bom humor, a tutora de Ash respondeu a um internauta que perguntou se ele queria morder: "Hahaha, não, ele é tão legal! Ele tem medo das pessoas, mas adora ameaçar".
Cães que “ameaçam” mesmo tendo medo de pessoas não estão necessariamente sendo agressivos por natureza, mas sim seguindo um instinto defensivo.
Esse tipo de reação, chamada de agressão defensiva, é um mecanismo de autoproteção que visa criar distância entre o animal e o que ele percebe como ameaça.
Segundo o American Kennel Club (AKC), a função desse comportamento é “evitar a escalada de conflito e aumentar a distância entre o cão e o alvo.
Acho que Ash sabe manter a distância do alvo como nenhum outro cão, haha. Confira:
Agora você deve estar curioso para saber como é a carinha do Ash para quem o vê da calçada, com aquele olhar atento e postura firme que misturam alerta e curiosidade, prontos para causar impacto em qualquer um que passe.
Mas vou dizer: a carinha dele está longe de ser aterrorizadora. Ele está mais para um grande ursinho de pelúcia fofinho, que dá vontade de abraçar em vez de temer.
Se bem que, na hora do susto, até esse jeitinho de ursinho se transforma, e a surpresa faz qualquer um acreditar que está diante de um verdadeiro valentão do portão.
Veja:
E você já teve seu coração acelerado ao ser surpreendido por um cachorro? Qual foi a sua reção? Conte pra gente nos comentários.
Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.
Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.
Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.
Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.