No dia do aniversário, motociclista fica famoso por sofrer acidente e 'ganhar' um cachorro no mesmo instante
Por Ana Carolina Câmara em Cães
Em maio, no dia do seu aniversário, o internauta @dinhopunk, que vive em São Paulo, sofreu um acidente de moto e, enquanto aguardava socorro, ficou sentado no chão.
Só que, em vez de uma ambulância aparecer, outro “socorrista” entrou em ação: um cachorro que vive na rua.
O vira-latinha, ao ver @dinhopunk machucado e sozinho, se aproximou com curiosidade e carinho, sentou-se no seu colo e permaneceu ali, como se quisesse oferecer conforto e companhia até que a ajuda chegasse.
Achando o momento inusitado, @dinhopunk filmou e compartilhou as imagens no seu perfil do TikTok no dia 12 de maio.
O momento da aparição do cachorro
Nas cenas, ele comenta que estava com muita dor nas pernas quando, de repente, o cãozinho se aproximou, deitou sobre ele e ficou ali, transmitindo calor e conforto.
De quebra, ainda ajudou a afastar as moscas, abanando o rabo enquanto tentava “protegê-lo” à sua maneira.
O vídeo acumulou mais de 109 mil visualizações e centenas de comentários. Na legenda sobreposta, @dinhopunk escreveu:
"Acabei de sofrer um acidente de moto no meu aniversário e ganhei um cachorro".
Nos comentários, não faltaram mensagens de apoio e carinho:
"Você ganhou um dos melhores e mais verdadeiros amigos. Parabéns! Cuida bem dele ou dela", escreveu Lucianinho.
E Lucianinho está certo. Afinal, os cães são realmente excelentes amigos do homem, e há motivos científicos bem sólidos para isso.
Pesquisas recentes revelam que os cães geram uma conexão emocional muito intensa com os humanos. Um estudo publicado na revista Psychiatrist.com mostra que as pessoas classificam o vínculo com seus cães como superior ao de qualquer relação humana, destacando mais amor e menos conflitos.
Em outra pesquisa na Scientific Reports, foi constatado que os cães são geralmente percebidos como mais afetuosos, leais e menos irritantes do que amigos ou até mesmo parentes, ficando atrás apenas dos filhos nesse ranking de laços emocionais.
Além disso, a ciência também já comprovou que cães não demonstram rancor e sua lealdade é genuína. Eles interpretam nossas emoções com precisão, oferecendo aceitação incondicional, afeto constante e apoio emocional.
Ou seja, os cães realmente são mais que amigos! São companheiros leais que fortalecem nosso bem-estar emocional, oferecem amor sem julgamentos e estão sempre ao nosso lado, nos bons e maus momentos.

A internauta Ana Paula comentou:
"Ele te escolheu. Se ele deitou no seu colo, é porque sentiu que você é uma boa pessoa. Diz que vai ficar com ele, moço".
E ela pode estar certa. Embora um estudo recente da Universidade de Kyoto tenha concluído que cães não demonstraram preferência por humanos gentis ao observá-los interagindo com outros cães, indicando que sua avaliação de caráter pode ser mais limitada do que supomos, outras evidências mostram que cães reconhecem e reagem às emoções humanas.
Por exemplo, especialistas em comportamento canino destacam que os cães são capazes de interpretar expressões faciais e sinais corporais, ajustando seu comportamento de acordo com a calma, gentileza ou agitação percebidas no ambiente.
Ou seja, quando um cão escolhe ficar próximo a você e demonstra conforto ao se deitar em seu colo, pode estar sim percebendo qualidades como bondade ou serenidade, não porque julga moralmente, mas porque reconhece sinais sutis que demonstram segurança e empatia.
Agora, sobre a parte "Diz que vai ficar com ele, moço", @dinhopunk respondeu que, assim como o cão apareceu do nada e se deitou em seu colo, ele também foi embora repentinamente.
Como estava impossibilitado de se mover por causa do acidente e aguardando atendimento, não conseguiu segui-lo nem saber para onde ele foi, ficando apenas com a lembrança desse encontro inesperado e especial.

Já a tiktoker Creuza Silva escreveu:
"Ele é sensível, viu que você está sofrendo, foi te dar conforto, você deveria agradecer. Eles são melhores do que seres humanos".
Cachorros percebem as emoções humanas?
A resposta pode surpreender: cientificamente, há fortes evidências de que os cães realmente percebem emoções humanas e respondem a elas de forma reconfortante.
Um estudo da Johns Hopkins University, demonstrou que alguns cães com forte vínculo com seus tutores vão até o ponto de atravessar barreiras físicas para alcançar e aliviar quem está chorando. Isso mostra que eles não apenas sentem, mas também agem para confortar seus humanos em situação de angústia.
Outro estudo revelou que os cães reagem fisicamente ao cheiro do estresse humano, buscando proximidade com o dono, o que demonstra uma percepção sensorial apurada das emoções.
Ou seja, quando Creuza diz que o cão foi dar conforto porque percebeu seu sofrimento, ela está certa! Há evidências sólidas de que os cães reagem ao desespero humano com comportamentos prosociais, que incluem carinho, proximidade e apoio.
Confira o vídeo:
E você, já presenciou ou viveu alguma situação em que o seu cachorro demonstrou um comportamento parecido com o desse vira-latinha, percebendo suas emoções e tentando lhe oferecer conforto ou companhia nos momentos em que você mais precisava? Deixe nos comentários.
Outro momento de conforto oferecido por um pet
Um vídeo compartilhado em 30 de dezembro de 2021 pelo usuário do Twitter @buitengebieden viralizou ao mostrar um momento comovente.
Nele, um cachorro se aproxima de um morador de rua, senta-se em sua frente e, após alguns segundos, encosta o focinho no ombro do homem, que retribui com um abraço.
Eles permanecem juntos até o fim do vídeo, transmitindo uma forte sensação de conforto e conexão.
A publicação gerou grande repercussão e muitos comentários emocionados. Um internauta refletiu:
“Todos nós precisamos de toque e reconhecimento. A forma como tratamos as pessoas necessitadas é horrível”.
Outro contou:
“Minha amada Cassy também faz isso. Tentarei gravar na próxima vez”
Já Jana afirmou:
“Não consigo lidar com este vídeo agora. Ele aqueceu tanto meu coração que é surreal. Como não amar os cachorros?”.
Assista:
O vídeo não revela de onde veio o cão ou a quem pertence, mas mostra que ele estava no lugar certo e no momento certo, provando que gestos simples de carinho podem mudar o dia de alguém.
Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.
Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.
Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.
Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.