'Zero humildade': Cachorra Shih-tzu fica famosa por não aceitar andar de Uno e cena chama atenção

Por
em Cães

Na hora de escolher um meio de transporte, você costuma optar mais pelo carro do que pela moto ou vice-versa?

No mundo pet não é diferente: os cães também têm suas preferências, mas não pelo tipo de veículo, e sim pelo modelo.

É o caso de uma cachorrinha da raça shih-tzu que simplesmente ama passear de carro. Porém, não pense que qualquer modelo serve.

Se for básico, ela torce o focinho. O que ela gosta mesmo é de causar, desfilar com estilo e chamar atenção por onde passa. Por isso, prefere uma caminhonete.

A 'cãotricinha' de Mato Grosso do Sul

Essa cachorrinha vive com Junior Prado e sua família na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e há poucos dias eles descobriram o quanto a “madame” é exigente.

A tutora a convidou para um passeio de carro e, como acontece com a maioria dos cães, ela não resistiu. Afinal, passear de carro corresponde a uma explosão sensorial que os deixa bem animados.

É comprovado que, durante um passeio, o ambiente em movimento proporciona intensa estimulação olfativa para os cães: com mais de 300 milhões de receptores de cheiro no nariz (contra 50 milhões dos humanos) esse turbilhão de aromas renovados constantemente constitui um verdadeiro banquete sensorial para eles.

Além disso, os passeios de carro reforçam laços afetivo, o cão entende o veículo como uma extensão do lar, estando com quem ama e se sente seguro.

E não para por aí: a movimentação do carro estimula instintos primordiais de caça e exploração, famoso como sensação de “expedição em grupo”, que causa verdadeira euforia nos peludos.

Agora dá para entender o porquê essa belezinha não negou o convite para o passeio de carro: além de estar com a família, ela vive uma verdadeira explosão de cheiros, sensações e descobertas que só essa aventura pode proporcionar.

Contudo, a tutora a convidou para ir passear de Fiat Uno, aquele famoso carro quadrado que toda empresa já teve (e algumas ainda têm) em sua frota e que virou símbolo de resistência nas ruas brasileiras.

Só que, quando a mulher abriu a porta do carro, a cachorrinha não quis entrar de jeito nenhum. Chegou a dar alguns passos em direção ao veículo, mas logo recuou, virou o rostinho e deixou claro que não era esse carro que a faria passear.

Foi então que a tutora logo entendeu o recado e a convidou para entrar na caminhonete. Dessa vez, a cachorrinha não pensou duas vezes: seguiu a dona com o rabinho abanando e, assim que a porta foi aberta, entrou num pulo, soltando latidos de pura felicidade.

Ela é ou não é uma madame?

Será que os cães têm preferência por certas coisas, assim como nós?

Você pode até achar que, para os cães, tudo serve. Mas a verdade é que eles têm sim preferências sim e alguns estudos científicos mostram isso.

Pesquisadores da University of Florida descobriram que 9 em cada 10 cães preferem comida em vez de brinquedos, mesmo quando aquele brinquedo é o favorito.

Os peludos mostraram mais disposição para lutar por um petisco do que por qualquer outro objeto, sinal de que, na balança deles, a comida ainda pesa mais.

Outro estudo publicado na revista Animals comparou o valor motivacional de comida e objetos de lazer. O resultado mostrou que a comida é um reforçador muito mais eficaz, já que os cães se esforçam mais por ela do que por brinquedos, mesmo quando ambos são igualmente atrativos.

E quando o assunto é brinquedo, a novidade conta muito. Pesquisadores observaram que cães têm preferência por itens novos, um comportamento chamado de neofilia. Isso explica porque o interesse desaparece depois de algum tempo.

No fim das contas, os cães têm preferências bem claras. A maioria escolhe a comida antes dos brinquedos, se esforça mais por um petisco e se encanta com o que é novidade, mas por pouco tempo. Tal como nós, eles sabem exatamente o que gostam - só que, muitas vezes, a barriga fala mais alto.

Bom, agora fica a dúvida: entre comida e um passeio de carro, qual será que a shih-tzu escolheria?

Viralizou

Assim que a família percebeu o gosto refinado da cachorrinha, resolveu registrar em vídeo a reação dela. Primeiro, convidaram a madame para passear de Fiat Uno, mas ela não quis nem saber.

Depois, abriram a porta da caminhonete e, dessa vez, a cena foi outra: rabinho abanando, pulos de alegria e latidos de pura felicidade mostraram que aquele sim era o carro digno dela.

O vídeo foi compartilhado no perfil do Instagram de Junior Prado, @junio_rprado123, no dia 16 de agosto. Na legenda, ele escreveu: “Se contar não vão acreditar”.

A publicação acumulou mais de 314 mil visualizações e centenas de comentários divertidos.

“Se eu reencarnar cachorro não direi nada, mas haverá sinais!”, brincou uma internauta.
“Ela: ‘naaaam Uno vei pôdi’. Humildade eu não preciso nem falar, porque transparece no rosto dela”, escreveu outra.
“Humana, Uno não combina comigo, vô nadaaaaaa”, comentou uma terceira.

Outros seguidores também compartilharam experiências parecidas:

“Meu cachorro andava tranquilo no carro do meu pai e do meu namorado, mas no meu 206 velho ele chorava desesperado para sair.”
“Na casa que trabalhei tinha um assim: dois carros, um de trabalho e outro zerado. Pois o cachorro não entrava no carro velho de jeito nenhum. Se tentasse colocar, ele pulava para fora.”

Assista:

Essa cachorrinha é mesmo esperta, e ao que tudo indica sua verdadeira preferência é pelo ar-condicionado.

E o seu pet também tem preferências curiosas? Já rejeitou algum brinquedo, comida ou até um carro? Conte nos comentários e compartilhe essa história divertida com outros tutores apaixonados por animais.

Outro pet exigente

Quem disse que só as pessoas têm gostos particulares? Os animais também demonstram suas preferências, e o cãozinho Murphy, que vive em Ohio (EUA), é a prova disso.

Desde filhote, ele só aceita brincar com um único tipo de brinquedo: cordeiros de pelúcia.

Sua dona, Emily Huggins, até hoje não precisa escolher entre diferentes modelos de brinquedos, já que Murphy só aceita seus cordeiros de pelúcia e brinca com cada novo como se fosse o primeiro.

Emily compartilhou fotos no grupo Dogspotting Society do Facebook, mostrando a paixão do cãozinho pelos cordeiros ao longo dos anos.

A reação dos internautas foi imediata: muitos riram, outros se identificaram e alguns até revelaram que seus pets também têm brinquedos “intocáveis”.

Hoje, com 13 anos, Murphy continua fiel ao seu brinquedo, provando que, quando um cachorro escolhe seu favorito, nada o faz mudar de ideia.

Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.

Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.

Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.

Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.