Funcionários de lancheria reagem na hora ao ver como homem tratou cães de rua e público aplaude
Por Ana Carolina Câmara em CãesO que você faria se presenciasse a cena de um homem chutando um inocente na rua? Ficaria parado ou levantaria a voz contra a maldade?
Tem gente que, para evitar conflito, prefere se calar diante de certas situações, mesmo quando o coração pede para agir.
Mas tem aquele que, de sangue quente, não consegue ficar parado diante de uma injustiça e parte em defesa do mais frágil.
E foi exatamente o que aconteceu em uma lanchonete localizada em Boa Esperança, Minas Gerais.
O sangue do proprietário ferveu ao ver uma cena, e sua reação mostrou que ainda existem pessoas dispostas a defender quem não pode se proteger sozinho.
O que aconteceu?
No dia 11 de agosto, por volta das 18h50, Túlio, proprietário da lancheria Papa Tudo, organizava a cozinha do estabelecimento localizado na Rua João Camilo, próximo à Praça da Caixa d’Água.
O local, que também atende pelos aplicativos AIQFOME, UAIRANGO e iFood, ostenta o título de melhor cardápio da cidade, convidando todos a conferir suas delícias.
Mas não é só lanche bom que se encontra por lá. Quem visita a Papa Tudo também conhece uma pessoa honesta, comprometida e que ama os animais com todo o coração.
Engajado na causa animal, Túlio cuida com dedicação dos cães em situação de rua.
Em entrevista ao Amo Meu Pet, a protetora Angélica Brito destacou que o comerciante não mede esforços para alimentar e oferecer dignidade aos animais que encontra pelo caminho.
“Ele [Túlio] cuida dos cachorros de rua. Ele tem os dele em casa e também cuida dos que vivem nas ruas.”
Não à toa, os vira-latinhas já o conhecem bem e estão sempre em volta do trailer, recebendo carinho, alimento e atenção de quem nunca lhes nega cuidado.
Foi então que, na segunda-feira, 11, os cães puderam sentir o quanto estão protegidos por Túlio.
Ao ver um andarilho chutando uma cachorrinha, ele não pensou duas vezes: desceu as escadas do trailer como uma flecha, tirou satisfação, empurrou o agressor e alertou com firmeza para que nunca mais ousasse levantar a mão contra um animal indefeso.
“Aquela cachorrinha de rua é muito boazinha, uma coitadinha, e o mendigo do nada deu um chute nela, tadinha”, disse Angelica.
Angélica, que tem 25 cães e também ajuda a cuidar de animais de rua, disse que ‘amou’ a atitude de Túlio, chamando-o de um verdadeiro defensor, até porque essa não foi a primeira vez que esse andarilho maltratou os cães da região.
“Eu fiquei maravilhada com a atitude dele, fiquei muito feliz. Não fiquei feliz de o homem chutar a coitadinha, mas fiquei feliz de ver o Túlio reagir.”
Agora, quando você perceber que alguém está agredindo, com violência ou qualquer outro tipo de maus-tratos a animais, saiba que aqui no Brasil isso é crime previsto em lei.
A Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), em seu artigo 32, define como crime:
“Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.”
Em 2020, a lei foi atualizada pela Lei nº 14.064/2020, que aumentou a pena especificamente para cães e gatos:
- Reclusão de 2 a 5 anos,
- Multa,
- Proibição de guarda.
Portanto, chutar uma cachorrinha é sim enquadrado como maus-tratos e pode resultar em denúncia e punição legal.

Por isso, ao presenciar uma cena de crueldade, procure os órgãos competentes, como a Polícia Militar Ambiental ou a delegacia da sua cidade, e registre um boletim de ocorrência.
Também é possível denunciar pelo Disque 190 ou pelo 181, garantindo que o agressor responda por seus atos e que o animal receba a proteção necessária.
Repercutiu
A reação de Túlio diante da covardia do homem foi filmada e compartilhada por Angélica em seu perfil do Instagram, @angelica.nogueirabrito, com o objetivo de enaltecer a atitude do amigo e incentivar as pessoas a consumirem na lancheria Papa Tudo, apoiando quem defende e cuida dos animais.
“Gente, quem ama os animais de verdade fica do lado do Túlio e compra lá. Túlio, continue assim, defendendo e amando os animais, que você será cada vez mais abençoado por Deus. Certíssimo você”, escreveu na legenda.
A publicação acumulou centenas de visualizações e comentários.
"Amei, que lindo! Se todos agissem assim, o povo parava de judiar dos bichos. Parabéns, Túlio, Deus te abençoe", escreveu uma internauta.
"Deus abençoe por defender esses anjos inocentes desses desumanos que só pensam em maltratar", comentou outra.
"Ainda bem que existem pessoas de bem. Essa cachorrinha que latiu para o rapaz, chamo de Mel. Ela é muito dócil, sempre que passo pela Praça da Caixa d’Água dou algum petisco a ela e faço carinho’, disse uma terceira.
O vídeo repercutiu online e, no dia 14 de agosto, foi republicado na página do Instagram da adestradora Ana Carolina Werkema, @auprender.
"O pano que eu passo para esse senhor é rosa e com glitter", escrevu na legenda.
A publicação acumulou mais de 1,6 milhão de visualizações e milhares de comentários.
"Os pequenos já sentiram a energia ruim de longe. Moço Deus abençoe sua vida, sua família e seu estabelecimento por esse gesto de defender esses inocentes", escrevu uma internauta.
Assista:
Que Túlio permaneça com seu bom coração e continue ajudando os animais de rua, mas para isso é preciso que seu trabalho prospere.
Por isso, se você for de Boa Esperança ou região, prestigie a lancheria Papa Tudo. Além de provar um dos melhores cardápios da cidade, você estará apoiando alguém que transforma a vida de muitos cães.
Acompanhe também a página da lancheria nas redes sociais, @papatudofastfood, e ajude a divulgar para que o seu trabalho cresça e continue transformando vidas.
A causa animal precisa de cada um de nós. Todos os dias, milhares de cães e gatos em situação de rua enfrentam fome, frio, doenças e maus-tratos, esperando apenas por uma chance de ter uma vida digna. Mas juntos podemos mudar essa realidade.
Nem sempre é possível adotar, mas existem muitas formas de ajudar: contribuir com doações de ração, medicamentos ou produtos de limpeza; oferecer um tempinho para ser voluntário em um abrigo; ou mesmo compartilhar histórias e campanhas de adoção nas redes sociais.
Cada gesto, por menor que pareça, faz uma enorme diferença para quem depende exclusivamente da solidariedade humana.
Se você tiver condições, escolha um abrigo ou protetor de confiança e estenda a mão. Quando ajudamos um animal em necessidade, não salvamos apenas uma vida, transformamos também a nossa.
Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.
Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.
Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.
Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.