'Não quero incomodar, tô com as patas sujas': Cachorrinha de rua pede ração toda educada e vídeo emociona

Por
em Proteção Animal

Algumas pessoas podem pensar que cães de ruas não tem modos ou não aprendem a se comportar, mas a realidade não poderia ser mais diferente.

Os vira-latas que vivem e sobrevivem nas ruas são os mais educados, sempre com medo de ‘incomodar’ aqueles que ajudam ou olham com atenção para eles.

E um exemplo disso é a Magrela, uma vira-lata de cor caramelo, como o nome já diz, que apareceu na casa de Mércia perdida, acanhada e com muita fome.

A mulher não conseguiu virar o olhar para ela e a acolheu com muito cuidado e amor.

A dona da casa passou a alimentar e cuidar de Magrela, que sempre foi bem recepcionada, mesmo com medo de incomodar por estar com as patas sujas.

Mesmo que as portas da casa de Mércia fiquem abertas para recepcionar a cachorrinha, ela prefere esperar por sua refeição do lado de fora.

Em 18 de agosto a mulher compartilhou no Tik Tok um vídeo em que convida a caramela para conhecer sua casa, apesar da felicidade e do carinho, ela preferiu permanecer na porta onde brincou um pouco com a cachorrinha da autora do vídeo.

Atrás de Caramela há outro vira-lata, também com a mesma pelagem, que parece ainda estar ganhando confiança e observando de maneira mais distante.

“São da rua, mas me tem gratidão pelo simples fato que eu alimento. Percebe que são mais educadas que muita gente”, escreveu no registro.

A moradora de Diamante na Paraíba recebeu mais de 87 mil visualizações, 16 mil curtidas e 565 comentários.

“Aí mulher, tô com as patas sujas, não quero sujar teu piso”, comentou um internauta.
“Ela está com vergonha de aceitar”, disse uma segunda.
“Acho que eles não entram pq em outros lugares q eles chegam as pessoas brigam e mandam eles irem embora...tem receio de entrar”, acrescentou Milena.

Ainda pelos comentários, Mércia explica que sua cachorrinha Nina, que recepcionou Caramela na porta, passeia com ela todos os dias.

Em um vídeo de atualização ela conta a história de Magrela:

“Eu cheguei assim (fraca e magra), mesmo sendo de rua hoje eu sou feliz e tenho alguém que cuida de mim”, narra Mércia no vídeo.

A pedido dos internautas a protetora passou a compartilhar novos vídeos dos pets da sua rua.

Então descobrimos que aquele cão que ficou atrás de Magrela no primeiro registro, é na verdade outra fêmea chamada Caramela, que também está sendo alimentada por Mércia.

“Num dou conta dessas duas não sai da minha porta. Ninguém dá nada para nós não”, acrescentou no último vídeo.

Ao final ela pergunta para as duas se elas jantaram, e a resposta é dada com uma ‘lambida’, como agradecimento.

O Amo Meu Pet entrou em contato com Mércia para obter mais informações sobre essa amizade e segue aguardando retorno.

Cenário nacional: Brasil lança programa de manejo populacional ético de cães e gatos

Segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o Brasil enfrenta um grande desafio no controle populacional de cães e gatos.

O crescimento acelerado da população de animais de estimação impacta diretamente o bem-estar dos pets, a fauna silvestre, o meio ambiente e até a saúde pública.

Hoje, já existem mais lares com cães e gatos do que com crianças de até 14 anos, e 61% dos tutores afirmam considerar seus animais como membros da família.

Para enfrentar esse cenário, está em fase de elaboração o Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos, que prevê ações de castração em todas as regiões do país a partir de 2025.

O financiamento dessas iniciativas poderá ser acessado pelos municípios por meio da ação orçamentária 2E87, com recursos provenientes de emendas parlamentares impositivas.

O programa exige que os municípios priorizem tutores de baixa renda, apresentem planos municipais de manejo, criem instâncias de proteção animal e adotem sistemas de identificação e controle de animais domésticos.

Em levantamento realizado em 2023, 62% das cidades afirmaram não possuir legislação específica para o tema e 65% não têm plano ou programa de combate ao abandono.

Os números reforçam a urgência: o país já conta com cerca de 68 milhões de cães e 34 milhões de gatos, segundo dados da Abinpet, e esse número continua crescendo em ritmo acelerado.

E você, já abriu as portas do seu coração ou da sua casa para um cãozinho de rua?

Beatriz é jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo, com especialização em Escrita Criativa e Editoração pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera. Apaixonada por narrativas envolventes e pelo universo pet, ela também possui certificação em Storytelling para Marketing Digital pela Santander Open Academy, o que complementa sua habilidade de transformar histórias reais em conteúdos informativos e inspiradores. Dedica-se à produção de reportagens que valorizam a convivência ética e afetiva entre humanos e animais de estimação, promovendo empatia, informação de qualidade e o respeito aos animais.