Em abrigo de animais, equipe fica surpresa ao ver peculiaridade rara na cabeça de gatinho quando ele se vira
Por Larissa Soares em GatosA equipe da Sacramento SPCA, na Califórnia, EUA, já está acostumada a receber gatinhos resgatados. Mas, algumas semanas atrás, um felino em especial surpreendeu todo mundo.
Ele parecia um gato comum, até virar a cabeça. Foi então que os voluntários perceberam que ele tinha quatro orelhas! Olha só:
Batizado de Quattro, o gatinho chegou ao abrigo após ser encontrado vagando sozinho pelas ruas. Como testou positivo para micose, precisou ficar em isolamento até se recuperar.
Mas quando finalmente saiu, os olhares curiosos recaíram sobre ele e o segredo foi revelado: atrás de cada orelha havia uma segunda, menor, feita apenas de pele e pelos.
“Naquele momento, a notícia se espalhou muito rapidamente e todos ficaram animados”, contou Sarah Varanini, gerente de comunicações da Sacramento SPCA, ao The Dodo.
Quattro tem super audição?
Apesar da aparência incomum, a condição de Quattro é puramente estética. As orelhas extras não têm canal auditivo e não aumentam sua audição.
Mas não podemos negar que aumentam (e muito) o nível de fofura!
Pouco tempo depois do abrigo compartilhar um vídeo sobre ele, Quattro virou sensação nas redes sociais. O vídeo dele acumulou milhares de visualizações e muitos se apaixonaram, até que alguém dirigiu por três horas para adotá-lo.
“Quem não gostaria de ouvir falar de um gatinho de quatro orelhas?”, brincou Varanini.
Outros gatos com quatro orelhas
A característica de Quattro é extremamente rara, mas ele não é o único felino no mundo assim.
Em 2024, um abrigo no Tennessee (EUA), o True Rescue, acolheu uma ninhada de gatinhos deixada em uma caixa de papelão.
Entre eles, um alaranjado que ganhou o nome de Audio, já que também nasceu com quatro orelhas:
“Quando olhamos de perto, parecia que ele tinha duas orelhas viradas para a direita e duas para trás. É extremamente anormal”, disse Kristin Condite, diretora de operações do abrigo, à People.
Apesar da aparência, o gatinho não apresentou problemas auditivos.
Já do outro lado do mundo, na Turquia, um felino chamado Midas também chamou atenção em 2022.
Ele nasceu com dois pares de orelhas e uma mandíbula deformada, que deixa ele constantemente com a linguinha de fora. Hoje vive feliz com sua tutora Canis Dosemeci e outro gatinho.
Gatos com polegares
Gatos com quatro orelhas são raríssimos, mas há outra peculiaridade felina que é um pouco mais comum de acontecer: os gatos polidáctilos, conhecidos como “gatos com polegares”.
Segundo o PetMD, a polidactilia é uma condição genética em que os felinos nascem com dedos extras. Às vezes apenas um a mais, outras vezes vários.
Em vez dos 18 dedos tradicionais (cinco em cada pata dianteira e quatro em cada traseira), esses gatos podem ter 20, 22 ou até mais.
O recorde pertence a Jake, um gato laranja malhado do Canadá, conforme contado por um veterinário em 2002, segundo o Guinness World Records. Jake somou 28 dedos, sendo sete em cada pata.
A condição é autossômica dominante, o que significa que basta um dos pais carregar o gene para que os filhotes possam nascer com dedos extras.
Não há desvantagem para a saúde: na verdade, os dedos extras podem até ajudar na caça e no equilíbrio.
Algumas raças são mais propensas, como o Maine Coon e o Pixiebob.
Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.