Cão policial idoso falece e tutor emociona ao mostrar em vídeo como foram seus últimos dias

Por
em Cães

Theo foi um golden retriever de 15 aninhos que, ao longo da vida, encheu de amor e alegria seu tutor Deiwidy de Freitas Dalmolin que vive em São Miguel do Oeste, Santa Catarina.

Todo o carinho que Theo ofereceu em sua jornada foi retribuído nos seus anos dourados.

Deiwidy se dedicou inteiramente a garantir que cada dia fosse vivido com cuidado, respeito e gratidão, valorizando tudo o que seu fiel companheiro representou para a família.

Até que, em agosto deste ano, esse lindinho virou estrelinha. Como Deiwidy descreveu com emoção:

"Cuidar até o final… durante mais de um ano está foi a rotina de passeios! Sim a dificuldade existia mas não era uma obrigação e sim um prazer cuidar de quem sempre esteve ali por mim, ele nos dão todo amor do mundo retribua!"

Theo, um herói

Theo nasceu em 10 de janeiro de 2010 e, após treinamento, serviu por três anos na Polícia Rodoviária Federal (PRF), cumprindo sua missão com dedicação.

A PRF utiliza cães farejadores com olfato até 50 vezes mais apurado que o humano em operações de segurança pública. Eles são treinados para identificar drogas, armas, munições e explosivos, tornando as fiscalizações muito mais rápidas e precisas. Graças a eles, abordagens que poderiam durar horas podem ser concluídas em apenas minutos.

Ainda filhotes, os cães passam por um rigoroso programa de cinotecnia policial, que inclui socialização em diferentes ambientes, disciplina, reconhecimento de odores e até suporte emocional.

Desde 1998, a PRF mantém o Canil Central em Brasília e diversos Grupos de Operações com Cães (GOC) espalhados pelo país. Só entre 2021 e 2025, esses heróis de quatro patas ajudaram na apreensão de mais de 185 toneladas de drogas, 306 armas de fogo e 9 milhões de maços de cigarro nas rodovias federais.

Em entrevista ao Amo Meu Pet, Deiwidy contou que Theo se aposentou aos três anos porque “não gostava nem um pouco de entrar nos maleiros dos ônibus, mas ainda assim fez algumas boas apreensões de drogas”.

Bom, gostando ou não, Theo cumpriu sua missão com bravura! Veja abaixo a carinha dele de satisfação após ajudar na apreensão de uma carreta cheia de entorpecentes:

Após a aposentadoria, a família de Deiwidy acolheu o douradinho em definitivo. Mas sua história de servir ao país não terminou ali.

Vira e mexe, Theo era chamado pela PRF para se apresentar em escolas ou participar de campanhas de arrecadação de alimentos, encantando a todos com seu jeito dócil e atencioso. Além disso, brilhou em várias ocasiões, aparecendo na TV e sendo tema de diversas reportagens.

“Sim, realmente ele foi incrível em tudo o que se propôs a fazer!”, destacou Deiwidy.

A lista de boas ações desse lindinho é longa... Theo também atuou como cão terapeuta, levando carinho e alegria para crianças e pessoas com deficiência, espalhando conforto e esperança por onde passava.

Cão terapeuta é um cachorro especialmente selecionado e treinado para atuar em contextos de Terapia Assistida por Animais (IAA) — uma abordagem terapêutica que usa o contato com animais para promover bem-estar físico, emocional e social, especialmente em ambientes como hospitais, escolas e instituições de apoio.

Esses cães são escolhidos por seu temperamento calmo, boa sociabilidade, saúde exemplar e obediência. O treinamento não é intenso, mas inclui preparo para lidar com pessoas de diversas idades e condições.

Sua presença pode ajudar a reduzir estresse, ansiedade, depressão, dor, pressão arterial, além de melhorar o humor, autoestima e a interação com outras pessoas.

Ao contrário de cães-guia ou de serviço (que ajudam diretamente na autonomia de pessoas com deficiência), o cão terapeuta atua como um agente facilitador emocional, oferecendo conforto, relaxamento e conexão afetiva durante sessões terapêuticas ou eventos sociais.

Amor que não se mede

Theo fez tão bem a quem não conhecia e, principalmente, à sua família, que Deiwidy resume assim:

“Sabe aquele cachorro que todo mundo sonha em ter? Aquele que passeia sem coleira ao seu lado, que você entra no mercado e ele fica sentado na porta esperando… esse era o Theo.”

Deiwidy conta que Theo ficava super animado ao vê-lo chegar após um dia de trabalho. Do outro lado, ele também se sentia radiante ao ser recebido pelo seu cãozinho, como se todo o cansaço desaparecesse diante do abanar de rabo e do olhar cheio de amor.

“Assim como minha chegada era a alegria dele, vê-lo era a minha. Só eu e ele éramos nossa melhor companhia. Ele foi luz nos dias escuros, trouxe felicidade e foi feliz, muito feliz! Passeou, viveu, viajou!”

Foi então que, em 2024, Theo recebeu o diagnóstico de um tumor cerebral.

Segundo o PetMD, esse tipo de tumor, infelizmente, é relativamente comum em cães idosos e pode afetar áreas importantes do cérebro, causando sintomas como convulsões, mudanças de comportamento, dificuldade de locomoção e até perda de apetite.

Embora o tratamento possa envolver medicamentos para controlar os sintomas ou até cirurgias em alguns casos, em cães mais velhos muitas vezes a prioridade é oferecer qualidade de vida e conforto, garantindo que eles sejam cercados de amor e cuidados até o fim.

Por um ano, Theo lutou com coragem, cercado de todo o cuidado, carinho e amor de sua família, que transformou cada dia em uma vitória e cada momento em uma lembrança preciosa.

“Foi amado e o maior ato de amor foi deixar ele partir!”, declarou Deiwidy.

Em um vídeo emocionante, Deiwidy mostrou a rotina nos últimos meses de vida do douradinho e publicou em seu perfil no Instagram, @freitas.dalmolin, no dia 21 de agosto.

A publicação acumulou mais de 492 mil visualizações e milhares de comentários cheios de emoção:

“Impossível não se emocionar! São anjos na terra!”, declarou uma internauta.
“Lindo! Minha Golden Hanna Santoro nos deixou com 13 anos, mas com certeza foi tão amada como seu Theo. Obrigada por compartilhar sua experiência. Parabéns!”, compartilhou outra.
“Que linda sua atitude, amou até o final! Ele foi muito feliz por ter te conhecido”, comentou uma terceira.

Assista:

Impossível não se emocionar, né?

Theo foi mais que um cão policial ou um companheiro de família: ele foi um verdadeiro amigo, sempre presente em cada fase da vida de Deiwidy.

Sem dúvida, seu amor, lealdade e coragem continuarão vivos nas memórias e no coração de todos que o conheceram. E você, que lembrança inesquecível guarda do seu pet?

Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.

Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.

Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.

Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.