Logomarca Amo Meu Pet

'O que é a vida? Cães Goldens, Shih-tzu e Lulu aproveitam ao máximo passeio no mato e tutor fica incrédulo ao ver como eles voltaram

Por
em Cães

Quando você está estressado, o que gosta de fazer? Ir ao cinema, passear ao ar livre, ouvir música, ler um bom livro ou simplesmente descansar em casa?

Luan Aguiar, que vive em Recife, Pernambuco, gosta de passear ao ar livre, mas nada o deixa mais feliz do que ter a companhia dos seus quatro pets, que tornam cada momento ainda mais especial.

Só que, no último passeio com a turminha, Luan jamais imaginava o que eles fariam e ficou incrédulo diante da cena.

O que será que o quarteto fantástico aprontou?

Luan é tutor de dois cães da raça golden retriever, um lulu da pomerânia e um shih-tzu, ou seja, na casa dele o que não falta é amor, bagunça e muitas histórias divertidas para contar.

E uma das histórias que Luan certamente carregará para sempre em sua memória é a vez em que saiu para caminhar e relaxar com seus cães, e acabou descobrindo que eles têm um inesperado parentesco com o tatu.

Isso porque os quatro, sem exceção, até mesmo o lulu, que costuma ser visto como um cãozinho delicado de colo, mostraram que também sabem colocar as patinhas na terra e se transformar em verdadeiros escavadores.

E não para por aí... ao encontrarem uma poça de lama, os quatro não resistiram e mergulharam com toda a energia, transformando o passeio em uma verdadeira festa de sujeira e diversão.

Muitos tutores se perguntam por que seus cães adoram brincar na lama e a resposta está ligada tanto ao instinto quanto ao prazer.

De acordo com o site Dogster, esse comportamento pode ter várias explicações. Uma delas é o instinto de camuflagem do cheiro, herdado de seus ancestrais selvagens, como os lobos. Ao rolar na lama, os cães mascaram seu odor natural, o que em ambientes selvagens poderia ajudar na caça ou até protegê-los de predadores.

Outro motivo é o alívio térmico: como os cães não suam como os humanos, a lama fria ajuda a refrescar o corpo em dias quentes. Além disso, a experiência de se lambuzar é para muitos cães uma forma de diversão e estímulo sensorial. A mistura de cheiros, texturas e sensações desperta curiosidade e os mantém entretidos, ajudando até a reduzir o estresse e o tédio.

Por fim, alguns cães recorrem à lama depois do banho, pois podem se incomodar com o cheiro do shampoo ou produtos usados. Nesse caso, a lama funciona como uma maneira de “restaurar” seu odor natural, com o qual se sentem mais confortáveis.

Bom, qual foi exatamente o motivo que levou os cães de Luan para a lama não sabemos, mas uma coisa é certa: eles estavam muito felizes, se divertindo como nunca e transformando o passeio em uma lembrança inesquecível para o tutor.

Já Luan não se importou nem um pouco, pelo contrário, se divertiu ao ver a alegria estampada nos quatro companheiros e percebeu que a felicidade deles vale muito mais do que a sujeira da lama.

Viralizou

Luan filmou a alegria dos cães na lama e compartilhou o vídeo no seu perfil do TikTok, @luandacachorrada, no dia 21 de setembro. Na legenda escreveu:

'O tipo de coisa que eu consigo encontrar para relaxar quando estou sozinho'.

A publicação rapidamente acumulou mais de 3,2 milhões de visualizações e milhares de comentários cheios de humor e carinho.

'São momentos únicos para ambos. Uma vez levei minhas poodles para a praia, elas estavam com o pelo alto e acharam de bom tom se secarem na areia fofa kkkkkk', escreveu uma internauta. Luan respondeu:'Exatamente! Sempre que possível, fazemos esse tipo de rolê e o dia fica muito mais feliz'.'O dia mais feliz deles kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk', disse outro. E Luan brincou: 'Sim KKKK e eu não privo eles desses momentos, fico só assistindo desesperado'.

'Só quem se arrisca merece viver o extraordinário', comentou outro usuário.
"Ja aprendi, da próxima vez vou deixar sempre. A vida deles é curta, e eles nao reclamam de mau cheiro nem falam mau de de nos. São mais sinceros", disse outra.
"O cachorro: 'O que é a vida,a vida e uma maravilha.... kkkk'", comentou outro tiktoker.

Confira:

No fim das contas, dá para dizer que, tirando Luan com a cara de apavorado, todo mundo saiu ganhando: os cães, pela diversão, e o pet shop, pelo banho extra que certamente veio depois.

A vida é muito curta para não aproveitar

Os cães vivem, em média, 10 a 15 anos, e por isso cada momento ao lado deles deve ser valorizado como único. Foi pensando assim que Luan faz questão de aproveitar cada passeio, cada brincadeira e cada gesto de carinho ao lado dos seus quatro companheiros de vida.

Luan permite que seus cães aproveitem os passeios ao ar livre da forma que mais gostam, sem limitações desnecessárias. Como ele mesmo declarou: “Não importa a raça, a natureza é a mesma. Respeite-a.”

Os cães gostam de se divertir ao ar livre porque essa experiência vai muito além de uma simples brincadeira. O contato com a natureza proporciona estimulação sensorial intensa: eles exploram cheiros, sons e texturas diferentes, o que ativa sua curiosidade natural e mantém a mente ativa.

Além disso, correr, cavar e brincar em ambientes externos ajuda a gastar energia acumulada, prevenindo problemas de comportamento e promovendo um corpo mais saudável.

Segundo a Dogs Go Hiking, aventuras ao ar livre também têm um impacto direto no bem-estar emocional dos pets, reduzindo o estresse, a ansiedade e até sintomas de tédio.

Por isso, passeios e momentos de lazer em áreas abertas não são apenas diversão, são parte fundamental para garantir qualidade de vida e equilíbrio para os cães.

Luan compartilhou outro vídeo mostrando a alegria dos seus cães ao brincarem ao ar livre, que também acumulou milhares de visualizações e comentários, como:

"Nossa, que delícia de vídeo! Muito bom ver eles felizes se divertindo."
"Obrigada por fazer eles felizes."
"Os doguinhos: 'o mais feliz da minha vida!'"

Confira:

Luan sabe bem como transformar simples momentos em lembranças especiais ao lado dos seus cães, né?

E você, o que costuma fazer para aproveitar o tempo ao lado do seu pet? Pode ser uma caminhada tranquila ao ar livre, uma tarde de brincadeiras, um passeio diferente ou até aqueles momentos de descanso no sofá. O importante é valorizar cada instante, porque esses momentos ficam para sempre na memória.

Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.

Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.

Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.

Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.