Tutora fica impressionada com tamanho de rabo de gato de apenas 6 meses e web tenta descobrir motivo

Por
em Gatos

No início do mês, uma jovem decidiu oferecer lar temporário para um gatinho preto e magro que vagava pela vizinhança. O felino havia sido resgatado durante uma operação de captura e castração de gatos na região.

“Ele parecia tão magro”, escreveu ela no Reddit. “Depois da captura, ele ficou confortável comigo. O veterinário disse que ele tem cerca de seis meses, menos de 2,2 kg e não tem chip. É perfeitamente saudável, apenas magro.”

Batizado de Xûr, o gatinho tinha uma característica em especial que era impossível de ignorar: uma cauda longa demais para seu corpinho esguio.

‘A cauda mais longa que já vi’

Alguns dias depois do resgate, a tutora temporária voltou ao Reddit com uma nova postagem, agora mostrando o rabo gigantesco do gatinho.

“Xûr tem apenas seis meses, pesa 2,2 kg e seu rabo tem aproximadamente o comprimento do meu braço, do cotovelo à ponta dos dedos!”, escreveu.

Em poucas horas, a publicação havia se tornado viral, acumulando milhares de comentários e reações divertidas.

“Eu me recuso a acreditar que isso é real”, escreveu um internauta. Outro brincou: “Ele é meio gato, meio rato!”.

Entre as piadas, surgiram até teorias que o gatinho teria “roubado” o rabo dos felinos sem cauda.

“Um dos gatos dos meus pais tem um rabo incrivelmente longo, enquanto o irmão gêmeo dele tem um curtinho. Dizemos que ela o roubou no útero”, comentou um usuário.

Outros tentaram explicar o fenômeno.

“Se ele for mesmo um oriental de pelo curto ou um siamês, é normal que a cauda pareça desproporcional, principalmente em gatos tão pequenos”, observou outro internauta.

Mas nem todos acreditaram. Um dos comentários mais curtidos dizia:

“Parece falso. Dá pra ver o carpete distorcido no fundo da foto”.

A tutora, que garantiu não saber nada sobre edição de imagens, riu das acusações.

“Aqui estou eu tentando ser honesta e as pessoas me acusando de usar Photoshop. É chocante, porque eu sou péssima nisso!”, respondeu, logo após publicar um vídeo para provar que a cauda longa é real.

Um gato saudável e agora com um lar

Apesar da aparência exótica, Xûr é perfeitamente saudável e brincalhão, apesar de ser um pouco tímido.

“Ele é muito medroso, mas espero que o nível de conforto dele melhore com o próximo dono”, disse ela, no Reddit.

Após ser castrado, Xûr ganhou um novo lar definitivo, onde poderá crescer, se desenvolver e, quem sabe, equilibrar o tamanho do corpo com o da cauda.

Quem é o gato com a maior cauda do mundo?

Embora a cauda de Xûr tenha surpreendido os internautas, o recorde mundial ainda pertence a outro felino.

Sr. Pugsley Addams, um Maine Coon cinza de Minnesota (EUA), foi reconhecido pelo Guinness World Records como o gato doméstico com a cauda mais longa do mundo.

Medida por veterinários, a cauda de Pugsley tem impressionantes 46,99 centímetros, o que é praticamente do tamanho de uma régua escolar e meia.

Segundo sua tutora, Amanda Cameron, a fama do gato veio naturalmente.

“A primeira vez que o levei ao veterinário, ele olhou para mim e disse: ‘Essa cauda é MUITO longa’. E eu pensei... é mesmo, não é?”, contou ela em entrevista ao Guinness.

Seis meses depois, quando o assunto continuava sendo o mesmo, Amanda resolveu investigar se havia um recorde registrado e descobriu que, sim, e que Pugsley o havia superado.

O Maine Coon é uma das maiores raças de gato doméstico do mundo. De pelagem espessa e patas largas que funcionam como “raquetes de neve”, eles são conhecidos por suas caudas longas e felpudas, que ajudam a se proteger do frio intenso.

Mesmo assim, o rabo de Pugsley é fora de série. Ele precisa ter cuidado para não se enrolar nos móveis ou virar alvo dos irmãos felinos durante as brincadeiras.

“Acho que ele tem consciência do tamanho da cauda. Ela atrapalha bastante, principalmente quando ele está animado”, contou Amanda, rindo.

Segundo sua tutora, Pugsley é “curioso, carinhoso e um pouquinho encrenqueiro”.

Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.