Logomarca Amo Meu Pet

Golden retriever fica sem entender nada após ver o próximo paciente a ser atendido em clínica veterinária

Por
em Humor

Ir ao veterinário já é um ‘evento’ memorável para a maioria dos cães, mas o golden retriever Duncan certamente não se esquecerá daquele dia tão facilmente.

O cão, conhecido entre os funcionários por ser o “mais expressivo da equipe”, ficou totalmente incrédulo com o que viu — e deixou mais de 5 milhões de pessoas rindo.

“Vocês estão vendo isso?”

Duncan é o cão de um dos funcionários da Animal Imaging, um centro de diagnóstico por imagem no Texas, EUA. Naquele dia, ele estava apenas acompanhando o tutor no trabalho.

Talvez as expectativas do golden fossem observar o movimento, ganhar uns carinhos e, quem sabe, alguns petiscos. Mas nada poderia prepará-lo para o que estava prestes a entrar pela porta.

Quando um novo paciente deu entrada, Duncan precisou aguardar no canil. Até então, tudo bem, normas de segurança.

Mas, de repente, um enorme cavalo, sedado, surgiu sendo cuidadosamente conduzido para a sala de exames.

O olhar do golden mudou instantaneamente em uma mistura de perplexidade, curiosidade e um “isso é real mesmo?”.

O vídeo da cena, publicado no TikTok pela conta oficial da clínica (@animalimaging), mostra o cão virando a cabeça várias vezes, como quem tenta confirmar se mais alguém está vendo o mesmo que ele.

A legenda brinca: “Só para verificar se vocês também estão vendo isso?”.

A gravação rapidamente viralizou, ultrapassando 22,5 milhões de visualizações e somando mais de 5 milhões de curtidas.

Nos comentários, o público se divertiu tentando imaginar o que se passava na cabeça de Duncan:

“Esse é o maior cachorro que já vi”, brincou um internauta, acumulando mais de 784,7 mil curtidas.
“Nunca nos meus 5 anos”, brincou outro.
“Alguém ligue para minha mãe”, comentou mais um.

Segundo um representante da clínica, o cavalo havia sido levado para fazer uma ressonância magnética na pata e estava sob efeito de medicamentos, a caminho da anestesia.

"Havia medicamentos a bordo, então não sentia dor e estava a caminho da anestesia", disse o representante à Newsweek.

Para Duncan, porém, a cena era inédita. Era a primeira vez que ele via um cavalo, segundo o representante.

Será que é outro cachorro?

Mesmo sem nunca ter visto um cavalo antes, Duncan provavelmente percebeu que aquele animal não era “um dos seus”.

Pesquisas mostram que os cães conseguem diferenciar a própria espécie de outros animais, mesmo quando a aparência entre eles varia muito, como, por exemplo, um mini chihuahua e um dogue alemão.

Um estudo publicado em 2013 e citado pela PetMD analisou o comportamento de nove cães diante de imagens de diferentes espécies.

Mesmo sem cheirar ou ouvir, apenas observando imagens de rostos em uma tela, todos foram capazes de ‘agrupar’ os cães na mesma categoria, separando-os de humanos e outros bichos.

Outro experimento, realizado em 2015 com uso de ressonância magnética funcional, mostrou que o cérebro dos cães reage de forma semelhante ao dos humanos ao reconhecer rostos.

Eles conseguem distinguir expressões e diferenciar rostos familiares de estranhos, tanto de pessoas quanto de outros cães.

Somando isso ao olfato, que é cerca de 40 vezes mais potente que o humano, sabemos que os cães não apenas reconhecem outras espécies visualmente, mas também sabem identificar o “cheiro de cão”, mesmo em raças muito diferentes.

Outro ‘cachorrinho’ diferente

Em 2023, um border collie da Argentina viralizou ao observar atentamente uma ovelha chamada Franchesca tomando banho em um pet shop.

A cena aconteceu na loja Pet Market, em Mar del Plata, e chamou atenção pela calma com que a ovelha recebia os cuidados da tosadora Guillermina.

Resgatada ainda filhote, Franchesca cresceu em uma casa com quatro cachorros, sendo dois border collies, que a tratam como parte do rebanho. E quando os cães vão para o petshop, ela também vai.

Enquanto Guillermina lavava e tocava a ovelha, um dos cães observava tudo, provando que o instinto de proteção continua o mesmo, em qualquer lugar.

Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.