Logomarca Amo Meu Pet

'Muito pior que o esperado': Moça pede tosa bebê para poodle em pet shop, mas se surpreende com o resultado

Por
em Humor

Certa vez, a internauta Eloize Tavares levou seu poodle branco, Dominic, ao petshop, e pediu a famosa tosa bebê. Mas Dominic voltou de lá… diferente.

A tosa bebê é uma tosa clássica, em que o cão volta parecendo um bichinho de pelúcia, com o pelo arredondado, fofinho, uniforme e absolutamente encantador.

Mas, em vez daquele look harmonioso e macio, o poodle retornou para casa com um contraste que ninguém estava preparado para ver.

O rosto dele até ficou com o formato redondinho, mas o restante do corpo estava praticamente raspado.

A própria tutora não conseguiu segurar o choque inicial e compartilhou tudo no TikTok.

“E eu que mandei fazer uma tosa bebê no meu cachorro Dominic e olha no que deu”, disse ela no vídeo, que já soma 15,3 mil visualizações.

Na legenda, brincou: “Eu esperava o pior, mas foi pior do que eu esperava”.

“Ô mulher, eu não estava preparada para isso não, desculpa”, riu um internauta nos comentários.
“O meu voltou igual kkkkkkkkkk”, disse outro.
“Ele continua lindoooooooo”, comentou mais uma pessoa.

Dominic pode não ter recebido a tosa que a tutora sonhou, mas certamente ganhou o coração da internet.

Um pelo bonito, mas que exige cuidados

O poodle tem uma pelagem cacheada, densa e com pouca queda. Por isso, é queridinho das pessoas que têm alergias, já que a solta mínima de pelos reduz a dispersão de alérgenos. Mas toda vantagem vem com responsabilidade.

De acordo com o American Kennel Club, se você não pretende manter seu poodle sempre tosado bem curtinho, precisará escová-lo diariamente. Isso porque os fios cacheados embaraçam com facilidade.

E, quando os nós se formam perto da raiz, muitas vezes a única solução é raspar para que os pelos possam crescer novamente.

Por isso, muitos tutores preferem manter o poodle com a pelagem mais curta, levando ao tosador profissional a cada quatro a seis semanas para banho, tosa e corte de unhas.

Outros aprendem a fazer o processo em casa. O importante é garantir que a pelagem nunca chegue ao ponto de embolar, o que, além de doloroso, pode causar problemas de pele.

Tipos de tosa e seus benefícios

De acordo com a Petz, manter o pelo do cão aparado ajuda a evitar mau cheiro, acúmulo de sujeira (especialmente em patas e orelhas) e doenças de pele que causam coceira e machucados.

Mas não são todos os cães que se beneficiam da tosa. Algumas raças têm duas camadas de pelo e tosar demais pode deixá-los expostos tanto ao calor quanto ao frio. Nesses casos, o ideal é apenas aparar, sem raspagem.

Entre os tipos mais comuns de tosa, estão:

  • Tosa bebê

A queridinha de muitos — quando dá certo.

Deixa o pet com aparência de filhotinho, especialmente em cães pequenos como poodles e lhasas. Geralmente mantém dois a três dedos de comprimento no corpo, facilitando a escovação e reduzindo sujeiras.

  • Tosa higiênica

Indicada para todos os cães. Remove pelos das partes íntimas, patas e regiões que acumulam sujeira. Deve ser feita ao menos uma vez por mês.

  • Tosa da raça

Preserva o estilo tradicional da raça. No caso do poodle, se inspira nos cortes clássicos (“Continental”, “Inglês Moderno”), exigindo um profissional experiente.

  • Tosa leão

Muito popular em poodles. Remove pelos do corpo e focinho, deixando áreas específicas com volume, como a parte do torso, a cauda e os pompons das patas.

Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.