Shih-tzu ‘pressente’ gravidez e abraça a barriga da tutora: “Ela sempre soube que a irmã estava ali”
Por Larissa Soares em Aqueça o coração
Quando Monise Bosso Fuini, de Itapira, no interior de São Paulo, começou a notar que sua shih-tzu, Maria Amélia, andava… diferente, ela não imaginava que estava prestes a descobrir algo muito maior.
Carinhosa por natureza, a pequena sempre gostou de atenção. Mas, de repente, passou a ter um comportamento tão específico que não passou despercebido pela tutora.
“Ela vinha deitar com frequência na minha barriga, de uma forma carinhosa que ela nunca tinha feito antes”, contou Monise, no Instagram.
O gesto era tão repetitivo que levantou uma suspeita: será que Maria Amélia estava pressentindo alguma coisa?
Foi aí que Monise decidiu fazer um teste de gravidez e veio o resultado: positivo! A cachorrinha parecia saber antes mesmo da própria tutora.
E foi assim que começou uma linda amizade.
No vídeo que viralizou, Maria Amélia aparece deitando delicadamente sobre a barriga de Monise, abraçando com as patinhas e até “escutando”, como se estivesse tentando ouvir quem estava lá dentro.
A história já encantou mais de 779 mil pessoas nas redes sociais e rendeu comentários apaixonados:
“Ela bem assim: ‘gente, cala a boca, não tô conseguindo escutar minha irmã aqui óh’”, brincou uma internauta.
“Vocês viram que ela dá até uma risadinha?”, observou outra.
“Eu não aguento, é muito amor. Ela vai amar a irmãzinha”, comentou uma terceira.
Para Monise, não há dúvidas de que a shih-tzu foi a primeira a sentir a chegada de Mariah.
“Tenho certeza que serão as melhores amigas da vida. As irmãs mais fofas do mundo!”, declarou na legenda.
E se a reação dela já é emocionante agora, fica fácil imaginar o tamanho da alegria quando finalmente conhecer a humana que ela já acolhe com tanto carinho.
Os cães conseguem pressentir a gravidez?
Em 2023, um American Bully chamado Mino também viralizou nas redes. O cão foi convidado pelos tutores para ouvir os batimentos cardíacos do bebê que estava a caminho e sua reação encantou milhões.
Muitas grávidas relatam passar por situações parecidas, com cachorros ficando mais protetores, mais manhosos e, claro, muito mais interessados na barriga. Mas existe explicação?
De acordo com o American Kennel Club (AKC), existe sim um motivo plausível para que os cães percebam mudanças antes dos humanos: o olfato.
Eles têm cerca de 60 vezes mais receptores olfativos que nós e dedicam boa parte do cérebro à análise de cheiros.
Quando uma pessoa engravida, ocorre uma enxurrada de mudanças hormonais no corpo, mudanças que nós não sentimos, mas que os cães conseguem detectar.
A veterinária Ann Hohenhaus, do Centro Médico Veterinário de Nova York, explica que essa alteração no odor corporal pode ser percebida mesmo no começo da gestação.
Já o comportamentalista Russ Hartstein, de Los Angeles, reforça que os cães são observadores por natureza.
Além do cheiro, eles percebem mudanças no comportamento, nos hábitos, no humor e até na rotina da casa.
Isso significa que eles entendem o que é gravidez?
Provavelmente, não! Mas eles sabem que algo está diferente e reagem de acordo.
Alguns cães ficam mais protetores, outros se tornam mais carinhosos e há também aqueles que ficam cautelosos, sem saber muito bem o que está acontecendo.
Para muitas gestantes, essa mudança é marcante. A veterinária Rachel Barrack afirma que várias mulheres relatam cães mais afetuosos e vigilantes durante a gravidez, algo que pode estar diretamente ligado às alterações hormonais e emocionais vividas pela tutora.
Que os cães são sensíveis, isso ninguém duvida. Eles percebem alterações que muitas vezes passam despercebidas por nós. E quando se trata de um vínculo forte, como o de Maria Amélia e Monise, tudo isso se intensifica.
Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.







