"Vamos afuera": Moça descobre que vira-latinha resgatado só entende espanhol e família bilíngue decide adotá-lo
Por Larissa Soares em Aqueça o coraçãoDurante um período de acolhimento temporário, a tutora Monica percebeu algo curioso no comportamento de Nacho, um cão resgatado das ruas de Los Angeles, nos Estados Unidos.
Bastava ela soltar algumas palavras em espanhol para que o vira-latinha reagisse imediatamente. Foi ali que caiu a ficha: Nacho parecia “falar” espanhol.
Nacho havia sido resgatado pelo abrigo Wags & Walks Rescue depois de passar dias vagando sozinho próximo às instalações, até que alguém conseguisse capturá-lo com segurança.
Sem histórico conhecido e sem nenhum interesse de adoção por semanas, ele acabou sendo transferido para um lar temporário, onde Monica passou a cuidar dele.
No dia a dia, a tutora costumava alternar entre o inglês e o espanhol de forma espontânea. E foi justamente nessas trocas que ela percebeu que Nacho reagia de maneira completamente diferente ao ouvir o segundo idioma.
Segundo Monica, o cão parecia mais calmo, atento e emocionalmente conectado quando ela falava espanhol.
“Depois de ver como o Nacho se adaptou a um novo lar, tenho a impressão de que ele já foi amado”, escreveu ela na legenda do vídeo que acabou viralizando.
“Ele foi encontrado vagando pelo nosso abrigo por dias antes que alguém conseguisse capturá-lo. Com a situação do mundo, tudo o que isso me faz desejar é que sua antiga família esteja bem e saiba que ele está seguro.”
O vídeo, publicado nas redes sociais, rapidamente ultrapassou 12,7 milhões de visualizações e emocionou internautas ao redor do mundo.
“Adorei a cara que o Nacho fez, tipo ‘de onde você tirou isso? Você sabia espanhol esse tempo todo?’”, brincou uma pessoa.
“Ele está chorando porque finalmente alguém falou a língua dele! Kkkk, que fofura!”, comentou outra pessoa.
Mas o que tocou as pessoas foi mais do que a curiosidade de um cachorro que respondia outro idioma. Foi justamente a possibilidade por trás daquela reação.
Talvez Nacho tivesse pertencido a uma família latina e que, por algum motivo, pudesse ter sido separado dela.
Em entrevista ao The Dodo, Monica contou que o comportamento do cão reforçava essa sensação.
“Ele praticamente vivia agarradinho, aconchegado debaixo de um cobertor. E ele realmente nos mostrou seu lado amoroso”, disse. “Ficava claro que ele foi amado, mas isso me fez pensar se a família dele pode ter sido afetada por tudo o que estava acontecendo no cenário político.”
Ela completa dizendo que nunca saberá ao certo o passado de Nacho, mas que a ideia de ele ter sido separado das pessoas e da língua que conhecia partia seu coração.
Um novo começo
Com a repercussão do vídeo, uma família bilíngue decidiu ir pessoalmente até o abrigo para conhecê-lo. Pouco tempo depois, Nacho finalmente encontrou um lar definitivo.
Hoje, ele vive com uma família que fala espanhol e inglês. Segundo a filha do casal, que comentou na publicação original, Nacho está completamente adaptado.
“Ele é meu irmão agora!!! Ele está tão feliz. Ele também tem uma irmã canina agora”, escreveu.
Ela contou ainda que o cão se apegou especialmente à mãe da família.
“Ele amou sua nova casa imediatamente. O nome dele agora é Rogelio. Ele ainda só fala espanhol, rsrs. Eu o amo, mas ele na verdade ama muito a minha mãe. Ele tenta protegê-la de mim!”
Cães que ‘falam’ em outro idioma
Nacho, agora Rogelio, tem um idioma favorito para se comunicar. Mas ele não está sozinho nessa.
Aqui no Brasil, um vira-lata chamado Zero ficou famoso por só entender comandos em inglês. Ele vive em Curitiba, no Paraná, com a tutora Paulinne, ao lado de outros três cães.
Apesar de nunca ter saído do país, Zero se tornou “fluente” em inglês por ter sido adotado ainda filhote por Paulinne e seu namorado da época, um americano que morava no Brasil.
Mesmo após o fim do relacionamento, os dois decidiram manter a guarda compartilhada do cachorro. Com isso, Zero passou a dividir sua rotina entre dois lares e dois idiomas.
Hoje, Zero é um cão que ignora completamente frases como “vamos passear”, mas corre animado para a porta ao ouvir um animado “let’s go for a walk”.
Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.
